O trabalho teve por objetivos, quantificar o fluxo populacional de T. limbativentris entre lavouras e plantas hospedeiras; estudar a dinâmica populacional do T. limbativentris entre o entorno e a área de cultivo.

Autores: Mauricio P. B. Pasini; Alessandro D. Lúcio; Dionisio Link

Trabalho publicado nos Anais do evento e divulgado com a autorização dos autores

O arroz (Oryza sativa L.) é um dos cereais mais produzidos e consumidos no mundo. Nele a espécie de inseto, Tibraca limbativentris (Heteroptera: Pentatomidae) gera perdas significativas. O monitoramento de insetos-praga é elemento base fundamental no Manejo Integrado de Insetos-praga, sendo pressuposto para tomada de decisão. O trabalho teve por objetivos, quantificar o fluxo populacional de T. limbativentris entre lavouras e plantas hospedeiras; estudar a dinâmica populacional do T. limbativentris entre o entorno e a área de cultivo.

O trabalho foi conduzido em Santa Maria. Foram procedidas avaliações no entorno e nas áreas de cultivo através de um grid de amostragem de 30m x 30m. A partir da semeadura foram procedidas sete avaliações para cada lavoura. Nestas áreas os adultos das espécies foram quantificados e o somatório utilizado para a análise de dados. Os resultados mostraram que a população de T. limbativentris na entressafra é elevada no entorno e ausente nas áreas de cultivo, enquanto que durante a safra esse fluxo se inverte, a população é maior na área de cultivo e menor ou ausente nas plantas hospedeiras de entorno.


Confira nossa galeria de cursos TOTALMENTE ONLINE! Agregue conhecimento, faça já!


O diâmetro e a espécie de planta hospedeira influenciam a população de T. limbativentris. A maior população de T. limbativentris durante a entressafra em plantas hospedeiras de entorno se concentra até 45 metros da bordadura, sendo que os mesmos se dispersam até 150 metros da bordadura; sua população apresenta elevada dependência espacial, além disso, forte dependência com as plantas de entorno da área de cultivo.

As dimensões da área de cultivo influenciam a dispersão e a densidade populacional de T. limbativentris. Na entressafra a população de T. limbativentris permanece agregada em plantas hospedeiras e durante a safra em áreas de cultivo o padrão de distribuição e o ajuste aos modelos probabilísticos sofrem influência do estádio de desenvolvimento da cultura e das dimensões da lavoura.

 

Palavras-chave: Amostragem; Manejo integrado de insetos-praga; Percevejo-do-Colmo

Informações dos autores:

Universidade de Cruz Alta

Disponível em: Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2018. Gramado, RS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.