Segundo alerta agroclimático da Rural Clima, os próximos dias serão de frio intenso no Sul do Brasil, com possibilidade de temperaturas negativas, neve nas regiões serranas e geadas, principalmente no Rio Grande do Sul.
De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, o sistema deve manter-se restrito no Sul do país, não avançando para demais regiões. “A massa de ar polar se expande para o leste, mas a nebulosidade não deixa que o cenário avance para o Sudeste”, explicou.
“Apesar disso, se as regiões menos nebulosas de São Paulo estiverem com tempo aberto, vão ocorrer geadas. Se ainda tiver nebulosidade, ela impede o avanço da massa de ar polar.”
Previsão do tempo para o restante da semana
Uma forte massa de ar polar avança sobre o Sul do Brasil, levando a um declínio acentuado das temperaturas mínimas. O cenário é um alerta de risco para aparição de geadas entre sexta e sábado.
No Sudeste a frente fria que chega do Sul traz chuvas significantes em São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro. No fim de semana, as temperaturas também decairão de maneira significante, principalmente em São Paulo e Minas Gerais. Não há riscos de geadas nas áreas produtoras por conta da nebulosidade no local que impede o avanço de massa de ar polar.
No Centro-Oeste, de acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, uma frente fria que chega na região deve trazer chuvas entre sexta e sábado, podendo novamente prejudicar o algodão e o milho, que se encontra armazenado a céu aberto. As temperaturas tendem a decair no final de semana, mas sem causar maiores preocupações para o desenvolvimento das lavouras.
Entre o final de semana e início da próxima semana, o Norte deve ter áreas de instabilidade generalizadas, que voltam a atingir a região. Há previsões de chuvas volumosas e de alta intensidade.
A previsão para o Nordeste é de tempo aberto e, seguindo tendência da época, com chuvas ocorrendo somente no litoral da região. O cenário favorece a manutenção dos níveis de umidade do solo. No Matopiba, a previsão continua de tempo aberto e sem chuvas ao longo dos próximos 15 dias.
A frente fria que avança pelo Sul do Brasil também chega no Paraguai, levando chuvas ao país. As precipitações devem ganhar mais volume e intensidade a partir de hoje (18).
O avanço da massa de ar polar deve derrubar as temperaturas do país, que ficarão acentuadamente mais baixas. Da madrugada de sexta para sábado, há riscos de geadas em algumas áreas do país.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Fonte: Agência SAFRAS
Foto de capa: Divulgação Embrapa Agropecuária Oeste