Com o intuito de apresentar os dados com mais assertividade para o estado, o Instituto revisara novamente no mês de maio a área via sensoriamento. Para o próximo relatório, a área será consolidada no estado e a perspectiva é de aumento em relação à projeção de 10,92 milhões de hectares mantida em maio.

Em relação ao rendimento, a produtividade do estado foi 3,84% maior que no ano anterior, consolidada em 59,37 sc/ha. Por outro lado, é importante destacar que o excesso de chuvas na colheita, o tombamento de plantas e a anomalia nas lavouras, aumentaram o percentual de grãos avariados nas cargas, prejudicando o rendimento líquido do produtor, principalmente nas regiões do Centro-Sul e Médio-Norte.

Por fim, com a consolidação de área e produtividade, a produção de soja totalizando 38,88
milhões de toneladas neste ano. Confira aqui o relatório completo

Confira os principais destaques do boletim:

SOJA ELEVA: na última semana, a saca da soja disponível em Mato Grosso registrou acréscimo de 4,85%, devido ao aumento expressivo do dólar no período.

CME-GROUP EM QUEDA: a cotação de Chicago apontou decréscimo de 0,78% no comparativo semanal, influenciado pelo aumento da oferta da oleaginosa no EUA.

CEPEA SOBE: o preço da saca da soja brasileira teve um aumento de 3,81% ante a semana passada, reflexo da demanda mundial de óleo e farelo de soja.

O Imea divulgou a primeira estimativa para a safra 22/23 de soja em Mato Grosso, confira aqui.

A área aguardada para a próxima temporada no estado ficou projetada em 11,13 milhões de hectares, incremento de 2,55% em relação à safra 21/22. A ampliação inicial está pautada pela valorização do preço da oleaginosa, demanda aquecida e o cenário de preços favoráveis dos subprodutos da soja, o que motivou alguns produtores a fazerem a conversão de áreas de pastagens para agricultura, principalmente em regiões onde a pecuária predomina — nordeste, noroeste e norte.

No que tange à produtividade, a estimativa foi projetada em 58,62 sc/ha, o que representa 1,26% abaixo em relação ao rendimento da safra 21/22. Apesar do recuo na estimativa, neste primeiro momento as projeções ficam limitadas, devido a alguns pontos que podem impactar no decorrer da safra, como: condições climáticas e incertezas de investimento devido ao alto custo de produção. Por fim, a produção ficou projetada em 39,48 milhões de toneladas para o estado.

Fonte: IMEA



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.