Segundo dados do Informativo Conjuntural Emater/RS, segue o plantio do trigo, já concluído em 91% das lavouras. A área prevista para esta safra está em 1,12 milhões de hectares, com aumento da previsão de área na regional de Bagé, onde a implantação é mais tardia.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, onde são cultivados 27% da área estimada no Estado, a semana iniciou com alta umidade no solo, desfavorecendo a semeadura. A partir de quarta-feira à tarde, mesmo com umidade do solo acima da ideal, as operações de plantio da cultura foram lentamente retomadas e intensificadas a partir de sexta-feira. A cultura do trigo já implantada ultrapassa 90% da área prevista. Lavouras semeadas até 15 de junho apresentam emergência uniforme, bom estande de plantas e desenvolvimento inicial lento devido à baixa luminosidade da segunda quinzena de junho, que não chegou a prejudicar o potencial produtivo da cultura. Produtores dão sequência ao manejo das plantas invasoras com aplicação de herbicidas e iniciam a aplicação de adubação nitrogenada de cobertura.

Na de Santa Rosa, com 23,1% da área de trigo no Estado, foi possível realizar o plantio durante a semana, e o percentual semeado atingiu 96% da área, a qual se encontra em germinação e desenvolvimento vegetativo. As lavouras semeadas no ciclo inicial do plantio recebem a primeira adubação nitrogenada em cobertura. A partir de 20/06, produtores implantaram a cultura com variedades de ciclo curto e médio, e a conclusão da atividade deve ocorrer até o próximo dia 10/07, quando se encerra o período recomendado pelo zoneamento agroclimático para a Fronteira Noroeste Colonial; nas Missões, a implantação da cultura segue até 20/07, quando se encerra o período recomendado. As geadas ocorridas durante a semana contribuíram para a redução de plantas espontâneas nas lavouras de trigo, principalmente as estivais e soja. Com a baixa insolação e o clima mais frio, a cultura não avançou de forma significativa no acúmulo de folhas durante a semana que passou, e apareceram pontos amarelados nas folhas de trigo, os quais deverão ser controlados com aplicação nitrogenada em cobertura. Na maior parte das lavouras, o perfilhamento ainda não iniciou, o que deve ocorrer na próxima semana. No geral, as lavouras apresentam população de plantas muito boa, com boa germinação e bom aspecto sanitário.

Na regional de Bagé, há 9,2% do total da área prevista para esta safra no Estado. Segue a implantação; estima-se que 80% das lavouras tenham sido semeadas. O índice é maior na Fronteira Oeste, e em parte dos municípios a operação já foi finalizada, como em Manuel Viana, com 15 mil hectares semeados. A semeadura é menor na Campanha; em Bagé, por exemplo, foram implantados apenas 10% dos 1,5 mil hectares previstos, mas se confirmada a previsão, o tempo seco nos próximos dias deverá permitir rápido avanço do plantio, considerando que toda a estrutura está pronta para a atividade. A semeadura foi retomada a partir de 02/07 em solos mais drenados. As áreas de solo argiloso ainda apresentavam condições inadequadas para o trânsito das máquinas, devido ao excesso de umidade nos solos. As lavouras implantadas nas semanas anteriores continuam em fase de desenvolvimento vegetativo inicial e com ocorrência de pequenas falhas de estande, devido às fortes chuvas registradas entre 24 e 26/06. Para estimular o perfilhamento nas lavouras estabelecidas no início de junho, foi aplicada adubação nitrogenada em cobertura.

Na regional de Frederico Westphalen, que representa 12,1% da área prevista, a semeadura está entrando em reta final, favorecida pelo tempo bom e pelas temperaturas amenas da semana, condições que permitiram também o início das primeiras aplicações de nitrogênio na cultura. Estima-se que 90% da área já esteja semeada, toda em estádio de germinação e desenvolvimento vegetativo.

 Na de Passo Fundo, onde serão implantados 8,1% dos cultivos do Estado, produtores realizam o plantio. Em torno de 80% das lavouras de trigo já foram plantadas, sendo que 80% da área encontra-se em fase de germinação e 20% em fase de desenvolvimento vegetativo. Ressalta-se que o plantio do trigo na região ocorre no período entre de 10 de junho e 31 de julho, conforme recomendações do zoneamento agroclimático – ZARC para a cultura.

Na de Soledade, a semeadura chegou a 98% da área total estimada de aproximadamente 64 mil hectares. As lavouras encontram-se em desenvolvimento vegetativo inicial, com bom estande de plantas e boa sanidade. A ocorrência de chuvas regulares nas últimas semanas favoreceu a germinação, a emergência – 10% e o desenvolvimento vegetativo – 88% das lavouras implantadas. A condição de tempo seco entre 28/06 e 04/07 é favorável à cultura, em crescimento na maior parte da área semeada.

Na de Erechim, o plantio avançou para 70% da área estimada, e as lavouras estão em fase de desenvolvimento vegetativo. As chuvas ocorridas nas semanas anteriores dificultaram a evolução do plantio. O sol e o tempo seco previstos para esta semana deverão viabilizar a conclusão da atividade.

 Na de Santa Maria, o plantio da safra de trigo atinge mais de 60% da área prevista, que deve chegar a 65 mil hectares. As lavouras estão em período de germinação e em início do desenvolvimento vegetativo.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas, a cultura está predominantemente no estágio de desenvolvimento vegetativo. Das áreas planejadas para o plantio, foram semeados 56%, atividade favorecida pelas boas condições do tempo. Destaque para Jaguarão, onde os três mil hectares de trigo previstos para a cultura já estão semeados, com boa emergência e bom estande de plantas. As condições de permanência de frio regular e de umidade ideal do solo são favoráveis ao desenvolvimento da cultura.

Na regional de Caxias do Sul, as condições favoreceram a semeadura, que começou a se intensificar nos Campos de Cima da Serra, onde tradicionalmente ocorre em julho. Produtores que planejam semear soja após trigo antecipam a semeadura e buscam concluí-la ainda na primeira quinzena de julho. Já em áreas onde está planejada a semeadura de feijão no verão, a semeadura deverá se estender até o final de julho. As primeiras áreas semeadas apresentam bom estande e bom desenvolvimento inicial.

 Na de Porto Alegre, as condições de clima estão adequadas, com boa umidade no solo que favorece o plantio e permite boa germinação. Mercado (saca de 60 quilos) No levantamento semanal da Emater/RS-Ascar no Rio Grande do Sul, o preço médio do trigo aumentou 0,36% em relação ao da semana anterior, chegando a R$ 76,19. O preço para produto disponível em Cruz Alta é de R$ 80,00.

Fonte: Emater/RS-Ascar. Escritórios Regionais.

Adaptado: Emater/RS – Informativo Conjuntural

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.