Queda retumbante: da expectativa de 19,8 Mt no início da campanha para uma estimativa de 3,9 Mt agora em maio. O rendimento médio cai mais e fica em 1.300 kg/ha.
O plantio na região núcleo começou no final de outubro de 2022 com um horizonte produtivo que apontava para 19,8 Milhões de toneladas com vontade de revanche e superando em muito os 13,5 Mt que 2021/22 havia deixado.
Hoje, com a primeira safra de soja quase encerrada e com avanço de 70% na segunda safra de soja, há novos cortes na produção. Dessa forma, haverá 80% menos soja do que o esperado no início da campanha. Nesta campanha, a soja sairá com a menor produção dos últimos 15 anos: 3,9 Milhões de tonaeladas.
Soja 2022/23: quase 1.100 kg abaixo da pior safra anterior, 2009/10.
Trigo 23/24 renova expectativas de plantio onde choveu melhor
“Choveu entre 30 e 40 mm. É insuficiente para fazer trigo, mas depois da água, a queda na intenção de plantio, que estava em torno de 50% há uma semana, agora caiu 25%”, dizem de Teodelina (extremo sul de Santa Fé). Embora os técnicos avisem que esses milímetros não são suficientes, eles reativaram o interesse pelo trigo: “novamente tivemos dúvidas”, dizem os engenheiros. Em Carlos Pellegrini (norte do GEA) a situação é semelhante, as consultas se multiplicaram e os produtores começaram com pousio esperando poder semear no final do mês se as chuvas continuarem: “se o cenário climático fosse revertido em favor dos cereais, a área a ser plantada seria a mesma de um ano atrás.” De Bigand eles estimam que a área de plantio pode aumentar em 10%, em relação à temporada passada com esta última chuva , embora a recomendação dos técnicos seja aguardar uma recarga maior dos perfis: ” os produtores voltaram a se entusiasmar, estão muito necessitados e o trigo geraria uma renda intermediária até a próxima colheita pesada”. Em General Pinto (noroeste de Buenos Aires) e no sudeste de Córdoba estão menos otimistas, com poucos milímetros e as intenções ainda são baixas e não mostram mudanças: o plantio de trigo cairia 60% menos.
Fonte: Bolsa de Cereais de Rosário