O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através do canal do youtube da ENAGRO, promove no dia 24 de novembro às 14h30, o primeiro webinar do Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc).

O objetivo é disseminar as informações sobre o Zarc, apresentando a forma como o estudo é realizado, desde a coleta de dados climatológicos, metodologia/modelagem agrícola, validação externa dos resultados. Serão apresentados também os meios de divulgação dos dados: aplicativo Zarc Plantio Certo e o painel de indicação de riscos, além dos normativos relacionados ao Zarc e aplicação nos programas e políticas públicas.

O evento contará com a participação de especialistas do Mapa e da Embrapa e será aberto a todos os interessados, tendo como público alvo: profissionais do agronegócio, produtores, agrônomos, corretores de seguros, funcionários de bancos e cooperativas de crédito, técnicos, estudantes e interessados nessa ferramenta científica.

Zarc 

O Zarc foi criado para minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos adversos, permitindo que cada município identifique a melhor época de semeadura das culturas nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares.

Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos e poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR). Os estudos de Zarc estão disponíveis para todas Unidades da Federação e já contemplam mais de 40 culturas, divididas entre espécies de ciclo anual e permanente. Muitos agentes financeiros só permitem o acesso ao crédito rural para cultivos em áreas zoneadas e para o plantio de cultivares indicadas nas portarias de zoneamento.

Ouça o áudio do Mapacast que explica o funcionamento e importância do zoneamento

Aplicativo Plantio Certo

Produtores rurais e outros agentes do agronegócio podem acessar através de tablets e smartphones, de forma mais prática, as informações oficiais do Zarc, facilitando a orientação quanto aos programas de política agrícola do governo federal. O aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), está disponível nas lojas de aplicativos: iOS Android 

Os resultados do Zarc também podem ser consultados e baixados por meio da plataforma “Painel de Indicação de Riscos”

Webinar Zoneamento Agrícola de Risco Climático

Para participar do evento, basta acessar no dia e horário agendados o canal do youtube da Enagro – https://www.youtube.com/watch?v=JYrusoC3PFo

24/11 (quarta-feira) – 14h30min (horário de Brasília)

  • 14h30 – Abertura 
    • Guilherme Bastos – Secretário de Política Agrícola
    • Pedro Loyola – Diretor do Departamento de Gestão de Riscos
    • Silvia Massruhá – Chefe Geral da Embrapa Informática Agropecuária
  • 14h50 às 16h30 – Palestras
    • Moderador – Silvando Silva Pesquisador da Embrapa
      • Zarc – aspectos legais, institucionais e divulgação. – Hugo Borges Rodrigues – Coordenador-geral de Risco Agropecuário
      • Zarc – conceitos e aplicações. – Eduardo Monteiro – Pesquisador da Embrapa
      • Estudo de caso – Zarc trigo  – Gilberto Cunha – Pesquisador da Embrapa
  • 16h30 às 17h – Perguntas e discussão

Fonte: MAPA

Vitene

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.