Quinzenalmente, o ClimaCast – RTC traz atualizações das projeções climáticas para as principais regiões produtoras do Rio Grande do Sul, dando ênfase para as condições hídricas do solo e volumes de chuvas esperados para os próximos 30 dias.
Com relação aos fenômenos climáticos, Bárbara Sentelhas, Eng. Agrônoma e CEO AGRYMET, destaca que as projeções climáticas indicam uma tendencia de persistência do fenômeno La Niña até início do ano de 2023, onde a partir de março, a condição de neutralidade começa a se manifestar com maior força.
A persistência do La Niña causa preocupação para agriculturas gaúchos, visto que o La Niña no Sul do Brasil é caracterizado pela redução dos volumes de chuva, fato que pode afetar o crescimento e desenvolvimento das culturas agrícolas. Atrelado a isso, ondas de frio foram observadas no início do mês de novembro na grande maioria das regiões gaúchas, fato que pode ter prejudicado o desenvolvimento inicial de algumas culturas recentemente semeadas.
Com relação as previsões de chuva, para a Região Noroeste do Estado, são esperados volumes acumulados para os próximos 30 dias menores do que o previso no último ClimaCast, ficando na casa dos 125 mm para São Luiz Gonzaga, 170 mm para Santa Rosa e 172 mm para Campo Novo. Já na região do Planalto gaúcho, são esperados cerca de 163 mm para Água Santa, 165 mm para Sarandi, 129 mm para Não-Me-Toque e 101 mm para Ibirubá.
No Noroeste-Centro, Sentelhas destaca que segundo previsões climáticas, são esperados aproximadamente 125 mm para Panambi, 98 mm para Cruz Alta, 55 mm para Tupanciretã e 57 mm para Júlio de Castilhos. Com expressivo menor volume de chuvas previsto, na região Centro-Sul do RS, são esperados 44 mm para São Sepé, 50 mm para Caçapava do Sul, 55 mm para Bagé e 67 mm para Arroio Grande.
Confira abaixo as previsões climáticas para os próximos 30 dias para sua região de cultivo para.
Inscreva-se agora no Canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!
Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin, Canal no YouTube)