Em meio ao cenário totalmente adverso registrado pelo agronegócio no ano passado, o gerente-geral da AGCO e vice-presidente da Massey Ferguson América do Sul, Rodrigo Junqueira, disse, em entrevista à Safras News na 30a edição da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), que a empresa está preparada para ajudar o produtor a superar as intempéries climáticas e de preço.

Ele comenta que, no ano passado, houve um cenário bem complicado, com a seca no Cerrado e as enchentes no Rio Grande do Sul. Neste ano, as condições de clima no Cerrado estão boas e a soja produziu bem em grande parte do Brasil, com exceção de algumas áreas da Argentina e do Paraguai, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que enfrentaram estiagens.

Essa melhora na produção trouxe um melhor cenário para as feiras como Show Rural Coopavel, Expodireto, Tecnoshow e agora também na Agrishow. “O forte impacto sofrido pelo agronegócio no ano passado fez com que o produtor ficasse retraído, embora já se tenha observado uma recuperação no mix de tratores a partir de novembro e dezembro do ano passado. Isso mostra que o produtor já está mais confiante e buscando créditos pré-aprovados para compras”, avalia.

Junqueira observa que algumas culturas como cana-de-açúcar, citros, café e pecuária, que já estavam bem no ano passado seguem com boa remuneração em 2025 também, o que nos faz prever que possa haver um aumento de 8% a 10% na venda de tratores no Brasil neste ano. Na América do Sul a comercialização de tratores deve avançar entre 5% e 6%. Nas colheitadeiras, a aposta da Massey Ferguson é de que as vendas também possam aumentar entre 8% e 10% no Brasil e de 5% a 6% na América do Sul.

No que tange ao Rio Grande do Sul, afetado por uma enchente histórica em 2024 e por uma estiagem neste ano, Junqueira entende que o produtor está melhor preparado para enfrentar as adversidades climáticas. “Vemos que ele evoluiu na contratação do seguro agrícola, está ampliando investimentos em irrigação e está buscando um maior planejamento no campo”, detalha.

Fonte: Arno Baasch – Safras News



 

FONTE

Autor:Arno Baasch/Safras News

Site: Safras & Mercado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.