InícioDestaqueMercado: Soja fechou em baixa com Fundos de Investimentos liquidando posições

Mercado: Soja fechou em baixa com Fundos de Investimentos liquidando posições

Por T&F Agroeconômica

FECHAMENTOS DO DIA 08/01: O contrato de soja para março24, a próxima data negociada nos EUA, fechou em baixa de -0,86 %, ou $ -10,75 cents/bushel a $ 1245,50. A cotação de maio24, referência para a safra brasileira, fechou em baixa de -0,75 % ou $ -9,50 cents/bushel a $ 1254,75. O contrato de farelo de soja para março fechou em baixa de -0,24 % ou $ -0,9 ton curta a $ 368,5 e o contrato de óleo de soja para março fechou em alta de 0,38 % ou $ 0,18/libra- peso a $ 47,81.

CAUSAS DA BAIXA: A soja negociada em Chicago fechou em baixa nesta segunda-feira. Esta é a terceira queda consecutiva da oleaginosa. A melhora no clima no Brasil é o principal motivo para os Fundos de Investimentos estarem liquidando posições. “Não há dúvida de que o mercado de soja ficou sobrevendido, mas traders têm mostrado pouco interesse em uma correção para cima no momento”, disse em nota Tomm Pfitzenmaier, da Summit Commodity Brokerage. “A melhora do clima na América do Sul fez com que o mercado liquidasse posições compradas, com fundos estabelecendo posições vendidas em soja.”

Além do clima na América Latina, o mercado esta se ajustando antes dos relatórios da Conab e do USDA que serão divulgados essa semana. O relatório de janeiro do USDA é bastante esperado porque traz as estimativas finais para as safras norte-americanas de soja e milho que foram colhidas no ano passado. Já a Conab pode reduzir sua projeção para a safra brasileira de soja, após consultorias privadas terem feito o mesmo nas últimas semanas.

As inspeções dos embarques semanais de soja abaixo do esperado pelo mercado, também pressionaram à cotação.

INDICAÇÕES TÉCNICAS IMPORTANTES

BRASIL-COLHEITA DE SOJA 2023/24 ATINGE 0,6% DA ÁREA: A área cultivada com soja na safra 2023/24 do Brasil estava 0,6% colhida até quinta-feira (4), à frente dos 0,04% apurados no mesmo período da temporada anterior 2022/23, de acordo com levantamento da AgRural, divulgado hoje, 8. Mato Grosso lidera os trabalhos, seguido por Rondônia e Paraná. Também já há colheita em Goiás e Mato Grosso do Sul, mas em áreas muito pontuais ainda.

Segundo a AgRural, em Mato Grosso, onde as lavouras sofreram com a falta de umidade durante boa parte do ciclo, agora as chuvas dificultam o avanço das colheitadeiras em algumas áreas, como é comum ocorrer em janeiro.

“Conforme esperado, as primeiras produtividades reportadas no Estado são bem mais baixas que o normal”, disse a empresa em comunicado. “No Paraná, os trabalhos se concentram no oeste do Estado e os rendimentos reportados são muito bons, em linha com a expectativa dos produtores”, acrescentou.

A AgRural já deu início ao processo de revisão de sua estimativa de produção na safra 2023/24, que na virada de novembro para dezembro foi reduzida para 159,1 milhões de toneladas.

BRASIL-MAIS UMA EMPRESA REDUZ PRODUÇÃO DE SOJA: A consultoria Safras & Mercado estimou a safra de soja em 151,4 MTM, abaixo da previsão de 158,2 MTM em dezembro e agora está 4,1% menor ano/ano. O governo do Brasil estima que as exportações de soja em dezembro foram de 3,8 milhões de toneladas, acima dos apenas 1,9 milhões de toneladas em dezembro de 2022.

EUA-REDUZ EXPORTAÇÃO DE SOJA: Os dados semanais das Inspeções de Exportação registraram 674.749 toneladas de embarques de soja na semana encerrada em 1/4. Isso caiu em relação aos 969 mil MT da semana anterior e foi menos da metade do mesmo volume durante a mesma semana do ano passado. O total da temporada atingiu 23,95 MMT em comparação com 30,2 MMT do ritmo do ano passado.

Fonte: T&F Agroeconômica



 

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares