Em MG, há expectativa otimista em relação ao rendimento, apesar da redução do potencial produtivo de algumas lavouras tardias devido à falta de chuvas em fevereiro. No RS, o retorno do tempo seco implicou no retorno dos sintomas de estresse hídrico nas lavouras semeadas tardiamente.
No PI, o deficit hídrico afetou o potencial produtivo em algumas áreas no Sudoeste. Em SC, a colheita avança e as produtividades continuam elevadas. No MA, as lavouras continuam a se desenvolver em boas condições.
Milho 2ª Safra foi 95,6% semeado
Em MT, o plantio foi concluído e as lavouras continuam a se desenvolver em boas condições. No PR, as baixas precipitações ocorridas em março afetam o potencial produtivo do cereal, principalmente no Oeste. Em MS, as chuvas ocorridas melhoraram as condições das lavouras.
Em GO, o plantio foi finalizado e a baixa umidade no solo nas últimas semanas comprometeu a eficiência da adubação de cobertura em algumas regiões. Em MG, o plantio foi afetado pelo veranico ocorrido em fevereiro e início de março, provocando redução da área semeada e replantio em algumas regiões.
No TO e MA, as condições climáticas continuam a favorecer o desenvolvimento do cereal. No PI, o desenvolvimento da cultura é regular e com atraso no desenvolvimento devido ao veranico ocorrido em algumas áreas. No PA, o plantio foi iniciado nos polos de Santarém e Paragominas.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 24 de março de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab