Em MT, a colheita está próxima da finalização e as produtividades se mantém elevadas. No RS, o tempo seco favoreceu o avanço da colheita, mas continua a prejudicar o desenvolvimento das lavouras. Na Fronteira Oeste e Missões, algumas lavouras apresentam produtividades inferiores a 10 sacas/ha.

No PR, a colheita atingiu 81% da área cultivada, com boas produtividades alcançadas. Em MS, as chuvas ocorridas paralisaram a colheita em algumas regiões do estado. Em GO e MG, as últimas lavouras colhidas apresentam redução na produtividade devido ao veranico em fevereiro. Em SC, a redução das chuvas afeta o desenvolvimento da safrinha, principalmente, no Oeste.

Na BA, a colheita avança rapidamente com boas produtividades. Porém, as lavouras tardias têm o seu potencial produtivo afetado devido à redução das chuvas. No MA, a colheita se aproxima da finalização no Sul e começou no Oeste. No PI, o deficit hídrico ocorrido em algumas áreas afetou o potencial produtivo da cultura. No PA, as lavouras de Paragominas e Santarém apresentam bom desenvolvimento.

Previsão Agrometeorológica de 24/03/2025 a 31/03/2025

Norte-Nordeste: Mais uma semana com bons volumes de chuvas na região Norte, no MA, no Centro-Norte do PI e em parte do CE, beneficiando os cultivos de primeira e segunda safras. No Matopiba, os volumes irão beneficiar o algodão, a soja ainda em enchimento de grãos e o milho segunda safra em início do desenvolvimento. No Sudeste do PI, no Centro-Norte e Centro-Sul da BA, o deficit hídrico persistirá na maioria das áreas.

Centro Oeste: As chuvas continuarão regulares e bem distribuídas na região, favorecendo o manejo e o desenvolvimento do algodão e dos cultivos de segunda safra, sem impactos significativos na colheita da soja. Os maiores volumes deverão ocorrer no Noroeste de MT e os menores acumulados no Leste de MS, onde a umidade no solo deverá ser suficiente para o desenvolvimento das lavouras.

Sudeste: Há previsão de chuva em praticamente toda a região. Os maiores volumes deverão ocorrer no RJ, Sul do ES e Zona da Mata em MG. No Sudoeste de SP, os volumes serão menores, mas suficientes para a manutenção da umidade no solo. No geral, as condições serão favoráveis para o manejo e o desenvolvimento dos cultivos de segunda safra, da cana-de-açúcar e do café.

Sul: Há previsão de bons volumes de chuva no RS e em SC, que recuperarão a umidade no solo e favorecerão o desenvolvimento das lavouras na maioria das áreas. Em parte do RS, ainda deve haver restrição nas áreas com temperaturas mais elevadas. No PR, os volumes de chuva serão menores e ocorrerão em forma de pancadas, acentuando a restrição hídrica para o milho segunda safra em áreas do Oeste, Centro-Oeste e Norte do estado.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 24 de março de 2025 completo, clicando aqui!

Fonte: Conab



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.