No RS, a colheita evoluiu pouco devido às precipitações. As operações se concentram, principalmente, em pequenas áreas de agricultura familiar. Na BA, a colheita está perto da finalização no Extremo-Oeste. No MA, a colheita avança no Leste, Oeste e no Sul do estado.
Milho 2ª Safra foi 28,0% colhido
Em MT, a colheita se intensifica em todo o estado e bons rendimentos têm sido obtidos. No PR, o tempo seco contribui para o avanço da colheita, mas prejudica as áreas em enchimento de grãos no Noroeste, Oeste e Centro-Ocidental do estado.
Em GO, o tempo seco e quente favoreceu os trabalhos de campo e a antecipação do ciclo. Os grãos produzidos têm apresentado boa qualidade. Em MG, a ausência de chuvas afetou as lavouras semeadas tardiamente em todas as regiões do estado. No TO, a colheita avança em todo o estado e verificam-se boas produtividades.
No MA, a colheita está em seu início e os rendimentos estão abaixo do esperado em virtude das precipitações insuficientes e ao ataque de pragas. No PI, a colheita iniciou e aguarda-se a redução na umidade dos grãos para intensificar as operações.
No PA, a colheita avança no polo de Redenção e da BR-163. No polo de Paragominas, a redução das chuvas provocou queda no potencial produtivo das lavouras. Em Santarém, as chuvas frequentes favorecem as áreas nos estágios de enchimento de grãos.
Fonte: CONAB