1. Banco Central Europeu mantém juros inalterados na Zona do Euro pela quinta vez seguida.
2. Boletim Focus prevê aumento no PIB e redução no IPCA e taxa de câmbio.
3. Previsão indica volumes de chuva maiores que 50 mm em grande parte do País.
Previsão indica volumes de chuva maiores que 50 mm em grande parte do País. Segundo o Inmet, no período de 12/03 a 20/03, a previsão é de chuvas maiores que 50 mm em todos os estados. Porém, pouca chuva está prevista para o extremo sul do Rio Grande do Sul. Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, há previsão de pancadas de chuvas em todos os estados, mas que podem ser localmente fortes em áreas do Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, centro-norte de Minas Gerais e norte de Espírito Santo. Nas demais áreas, a previsão é de menores acumulados de chuvas. Para a Região Norte, são previstos acumulados maiores que 50 mm, mas principalmente em áreas do Amazonas, Acre, Rondônia, Amapá, sul do Pará e Tocantins.
Nas demais áreas, há previsão de volumes de chuva inferiores a 30 mm. Para a Região Nordeste, a previsão é de chuva em forma de pancadas que podem superar os 80 mm na parte norte da Região e podem ser localmente fortes em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande Norte, oeste e sul da Bahia, além da costa leste e sertão
da Paraíba e de Pernambuco. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuvas.
4. Fevereiro tem médias de preços de açúcar e etanol superiores a janeiro. Março começa com leve queda.
5. Milho 2ª safra tem 73,7% da área plantada. Para a soja, colheita alcança 47,3%.
Grãos – Milho 2ª safra tem 73,7% da área plantada. Para a soja, colheita alcança 47,3%. De acordo com o Progresso de Safra divulgado pela Conab, até o dia 3 de março, 73,7% da área de milho segunda safra foi plantada. Em Mato Grosso, o plantio está progredindo, adiantado em relação à safra passada, devido à antecipação do ciclo da soja e à redução na intenção de plantio. Em Goiás, a semeadura progrediu e as lavouras apresentam boas condições. Em Minas Gerais, a semeadura está avançando. No entanto, está mais atrasada quando comparada com a safra anterior. Para a soja, o progresso de colheita está em 47,3%. Em Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, as condições climáticas favoreceram a colheita.
6. Exportações de café têm bom desempenho em fevereiro. Robusta atinge maior valor em 16 anos.
7. Margem do produtor de leite atinge pior patamar desde 2020.
8. Boi gordo e carne bovina com preços mais firmes na semana.
9. Boa disponibilidade de suínos para abate pressiona cotações em São Paulo.
10. Preços dos ovos recuam após fortes valorizações no último mês.
11. Mercado de derivados evolui positivamente em fevereiro.
12. Importações de leite caem na comparação mensal, mas ainda seguem aquecidas.
13. Leilão GDT: mercado global de lácteos reverte tendência e fecha em queda de 2,3%.
14. Demanda aquecida sustenta preços da tilápia, mesmo com mercado abastecido.
Fonte: CNA – Panorama do Agro, semana de 04 a 08 de março de 2024.Clique aqui e confira a publicação original, com a descrição de todos os tópicos.