Embora projeções climáticas passadas tenham demonstrado um possível enfraquecimento do fenômeno La Niña, atualmente as projeções demonstram elevada probabilidade de continuidade do La Niña, pelo menos até janeiro/fevereiro, onde segundo modelos climáticos, há uma tendencia do aumento da probabilidade de condições de neutralidade.

Figura 1. Projeções das Anomalias da Temperatura da Superfícies do Mar (TSM) e Probabilidade de Ocorrência das Diferentes Fases do ENOS.

Fonte: Rede Técnica Cooperativa – RTC (2022)

E para os próximos dias, o que esperar das previsões de tempo?

Conforme destacado pela Eng. Agrônoma e CEO Agrymet, Bárbara Sentelhas, para o Noroeste do Rio Grande do Sul, as previsões de tempo indicam bons volumes de chuva acumulados para os próximos 30 dias, no entanto, mal distribuídas para a maioria das regiões, ficando na casa dos 160 mm para São Luiz Gonzaga, 267 mm para Santa Rosa e 266 mm para Campo Novo.

No Planalto gaúcho, são esperados 261 mm para Água Santa, 270 mm para Sarandi, 215 mm para Não-Me-Toque e 181 mm para Ibirubá. Já na Região Noroeste-Centro, são esperados aproximadamente 201 mm pra os próximos 30 dias para Panambi, 167 mm para Cruz Alta, 110 mm para Tupanciretã e 116 mm para Júlio de Castilhos.

Se destacando das demais regiões, com reduções drásticas dos volumes de chuva acumulados para os próximos 30 dias, segundo previsões de tempo, para a região Centro-Sul, são esperados cerca de 55 mm para São Sepé, 51 mm para Caçapava do Sul, 41 mm para Bagé e 44 mm para Arroio Grande (com períodos de estiagem no começo de novembro).

Embora discrepantes valores de precipitações sejam esperados para as diferentes regiões produtoras do RS, de modo geral não comprometem a disponibilidade hídrica do solo, ficando essa, em condições de razoável a favorável para a maioria das regiões. Entretanto, o alerta fica por conta dos elevados volumes de chuva projetados para as regiões Nordeste e Planalto, podendo afetar a operacionalidade das lavouras, contudo de maneira geral, as previsões de tempo indicam um cenário otimista para a maioria das regiões do RS.

Confira abaixo os prognósticos climáticos e previsões de tempo para sua região de cultivo e também as previsões de safra para o trigo, para diferentes cenários frente a safra passada e épocas de semeadura do trigo.


Inscreva-se agora no Canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!


Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.