InícioDestaqueDessecação em pré-colheita do trigo: Qual o momento correto para realizar essa...

Dessecação em pré-colheita do trigo: Qual o momento correto para realizar essa prática?

A dessecação em pré-colheita do trigo é uma das principais e mais importantes práticas de manejo da cultura. A prática possibilita a antecipação da colheita do trigo, aumenta a uniformidade das plantas para colheita e também contribui para o controle de plantas daninhas no final do ciclo da cultura.

A dessecação antecipa a colheita do trigo em até seis dias, pelo efeito do herbicida que literalmente mata a planta após esta ter atingido estádio de maturação fisiológica das sementes, entretanto, quando realizada em períodos inadequados, a dessecação em pré-colheita do trigo pode causar danos associados à redução da germinação, contaminação dos grãos com o herbicida e redução da produção (Embrapa Trigo, 2020).

Visando reduzir os danos em decorrência da dessecação em pré-colheita do trigo, além do uso de herbicidas registrados para a cultura e prática de manejo, é fundamental atentar para o momento de dessecação da lavoura. Para definir o estádio de dessecação é necessário monitorar o desenvolvimento da lavoura, acompanhando os estádios de desenvolvimento da planta.



De maneira geral, recomenda-se que para maior eficiência e segurança, a dessecação do trigo seja realizada a partir do estádio de grão pastoso duro (figura 1).

Figura 1. Grão pastoso duro com sinal de deformação.

Fonte: Professores Alfredo & Leandro Albrecht

Para determinar o estádio do grão, é necessário realizar uma amostragem da área onde mais de 50% das espigas amostradas devem apresentar grãos pastosos duros para determinar a dessecação. Outra característica interessante é que as plantas devem apresentar pedúnculo amarelo (palha), mas entrenós verdes na planta principal (planta mãe), sendo essa, outra característica possível de ser avaliada para a determinação do momento de dessecação do trigo.

Figura 2. Momento correto para dessecação da cultura do trigo.

Fonte: @agazolla

Já conhece o Instagram do professor Alexandre Gazolla? Clique aqui para seguir e ter acesso a mais dicas e conteúdos relevantes para o seu dia a dia.

Definir o momento correto de dessecação do trigo é fundamental para reduzir perda quantitativas e qualitativas dos grãos ou sementes produzidas, sendo assim, deve-se destinar atenção especial para essa prática de manejo, sempre fazendo uso de produtos registrados para a cultura, nas doses recomendadas.


Leia +: Veja mais: Dessecação em pré-colheita do trigo pode reduzir a produtividade?



Referências:

EMBRAPA TRIGO. DESSECAÇAO PRÉ-COLHEITA DE TRIGO. Nota Técnica, Embrapa Trigo, 2020. Disponível em: < https://www.embrapa.br/documents/1355291/56391049/Desseca%C3%A7%C3%A3o+pr%C3%A9-colheita+de+trigo/581dc5d1-22e3-12da-de44-fb238a7eea1e >, acesso em: 19/10/2022.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares