Em um período decisivo para a colheita das culturas de inverno e posterior implantação das lavouras de verão, a análise climática trazida pelo 38° ClimaCast – RTC destaca a persistência do fenômeno La Niña até fevereiro de 2023, onde então a condição de neutralidade passa a prevalecer. Segundo prognósticos climáticos, no trimestre setembro, outubro, novembro (SON), a probabilidade é de 70% da ocorrência do La Niña (Figura 1).
Figura 1. Projeção das Anomalias da Temperatura da Superfície do Mar e probabilidade de ocorrência das Diferentes fases do ENOS.

Vindo de um cenário onde as condições climáticas “castigaram” a última safra de verão do Rio Grande do Sul, a persistência do fenômeno La Niña pode não ser a melhor notícia para os agricultores gaúchos, sendo necessário maior planejamento e engajamento de culturas para a próxima safra, visando reduzir perdas produtivas.
Em termos de chuva para o Rio Grande do Sul, como reflexo das condições climáticas, os modelos meteorológicos indicam chuvas acima da média histórica para o mês de setembro, seguidas por anomalias negativas das precipitações para o mês de outubro, onde as previsões indicam chuvas abaixo do média, principalmente para a região do Noroeste do Estado.
Contudo, para o mês de setembro são esperados volumes significativos de chuva, o que contribui para o aumento disponibilidade hídrica do solo. Para a região Noroeste, são esperados para os próximos 30 dias, 215 mm para São Luiz Gonzaga, 223 mm para Santa Rosa e 219 mm para Campo Novo.
Partindo para a região do Planalto, são esperados 254 mm para Água Santa, 243 mm para Sarandi, 255 mm para Não-Me-Toque e 256 mm para Ibirubá. Na Região Noroeste-Centro, são esperados 251 mm para Panambi, 249 mm para Cruz Alta, 241 mm para Tupanciretã e 245 mm para Júlio de Castilhos.
Concluindo os prognósticos climáticos com relação as previsões de chuvas, na região Centro-Sul, são esperados 195 mm para São Sepé e Caçapava do Sul, 210 mm para Bagé e 184 mm para Arroio Grande. Caba destacar que as previsões de tempo indicam significativa redução da temperatura para o início do mês de setembro em decorrência de frentes frias por volta dos dias 4 a 5/09, logo, deve-se ficar atento para as previsões de geadas.
Confira abaixo do 38° ClimaCast – RTC com as previsões climáticas para sua região de cultivo.
Inscreva-se agora no canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!
Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin, Canal no YouTube)