O plantio de milho em SC deve reduzir nesta temporada de 2024-2025. Essa é a informação que está circulando no momento na região de produção. Alguns fatores estão provocando essa possível redução de área plantada: o atual preço do produto, os custos de produção elevados, os problemas com a cigarrinha que provocam muitas perdas, e a opção pela soja, que custa menos por hectare e oferece melhor resultado financeiro.
O programa Terra Boa, por exemplo, até o momento está sendo pouco procurado pelos agricultores para plantar milho, em relação à mesma época dos anos anteriores, mesmo que atualmente mais de 50 por cento das sementes de milho do Troca-troca sejam destinadas para plantio de silagem, que aliás, não é o objetivo do programa. O programa de semente de milho foi criado para produzir grãos para ração, a fim de reduzir a dependência do produto de outros estados e países.
Embora haja preocupação com a redução da área de milho neste ano, o que provocaria maior dependência de importação do grão para as fábricas de ração, o presidente da Fecoagro, Arno Pandolfo, espera que, com a proximidade do plantio, essa preocupação seja reduzida. Ele explica por que está havendo a redução da área plantada de milho em SC.
Fonte: FECOAGRO