A soja integra o time de culturas anuais cultivadas em território brasileiro, podendo ser considerada a principal cultura de verão. Segundo dados da Aprosoja Brasil – Associação Brasileira dos Produtores de Soja, o ano de 1901 é marco principal da introdução da soja no Brasil, ano este que começou o cultivo da oleaginosa na Estação Agropecuária de Campinas e a distribuição de sementes para os produtores paulistas.
Conforme observado na série histórica de dados da Conab, o cultivo da soja vem apresentando constate expansão da área de produção, passando de aproximadamente 11,5 milhões de hectares cultivadas na safra 1989/90 para 36,9 milhões de hectares na safra 2019/20, ou seja, um aumento da área cultivada de aproximadamente 220,87%.
Figura 1. Evolução da área plantada e produção de soja a nível nacional nos últimos 30 anos.
Além da área cultivada, a produção nacional cresceu 501,6% quando comparada a safra de 1989/90 com a safra de 2019/20, passando de aproximadamente 20,1 milhões de toneladas produzidas para 120,9 milhões de toneladas nas respectivas safras, o que coloca o Brasil como o segundo maior produtor do grão conforme dados da Embrapa Soja, perdendo apenas para os EUA.
Confira o curso “Os 7 Erros da Comercialização Agrícola” e veja como maximizar seus lucros. Clique aqui!!!
A produtividade média da cultura a nível nacional passou de 1740 kg.ha-1 na safra 1989/90 para aproximadamente 3273 kg.ha-1 na safra 2019/20. O expressivo incremento da produtividade da soja pode ser atribuído aos avanços genéticos, culturais e técnicos desenvolvidos no meio agropecuário e ao investimento tecnológico no cultivo
Conforme observado na figura 2, independentemente da região de cultivo da soja, ambas apresentaram aumento na produtividade, embora uma vasta gama de condições climáticas apresente variação de acordo como a região de cultivo, tais como fotoperíodo e temperatura média do ar. O maior incremento da produtividade foi observada na região Nordeste, passando de 693,51 kg.ha-1 de produtividade média na safra 1989/90 para aproximadamente 3437 kg.ha-1 na safra 2019/20.
Figura 2. Evolução da produtividade de soja nos últimos 30 anos em diferentes regiões de cultivo.
O melhoramento genético de cultivares, visando a seleção e desenvolvimento de genótipos adaptados a diferentes ambientes de cultivo e fotoperíodo, possibilitou o cultivo da soja de norte a sul do Brasil, aumentando ainda mais o cultivo da oleaginosa, que apresentou crescente expansão de área cultivada nos últimos 30 anos.
O destaque vai para as regiões Centro-Oeste e Sul, passando de 3,7 e 6,2 milhos de hectares cultivadas na safra 1989/90 para cerca de 16,6 e 12 milhões de hectares cultivadas na safra 2019/20 respectivamente.
Figura 3. Evolução da área planta de soja no últimos 30 anos em diferentes regiões de cultivo.
Cabe destacar que por se tratar de uma commodity agrícola, a facilidade de exportação e importação dos grãos faz da soja uma cultura de interesse internacional, fortalecendo o cultivo e tornando a cultura economicamente atraente. Além disso, a crescente procura da oleaginosa pela indústria alimentícia e agropecuária, seja para a produção/extração de óleo quanto para a alimentação animal, fortalece a procura pelo grão no mercado, fazendo da soja a cultura mais cultivada na safra de verão no Brasil.
Veja também: O que acontece na soja? #1 – VE – emergência da soja
Referências:
APROSOJA BRASIL. A SOJA: A ORIGEM DO GRÃO: Aprosoja Brasil: Associação brasileira dos produtores de soja, disponível em: <https://aprosojabrasil.com.br/a-soja/>, acesso em: 03/09/2020.
CONAB. PORTAL DE INFORMAÇÕES AGROPECUÁRIAS. Conab, disponível em: <https://portaldeinformacoes.conab.gov.br/safra-serie-historica-graos.html>, acesso em: 03/09/2020.
EMBRAPA SOJA. SOJA EM NÚMEROS. Embrapa Soja, disponível em: <https://www.embrapa.br/soja/cultivos/soja1/dados-economicos>, acesso em: 03/09/2020.
Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin, Canal no YouTube)