A dessecação pré-colheita da soja é uma prática de manejo utilizada em diversas lavouras, empregada muitas vezes com o intuito de antecipar a colheita em sistemas de produção onde há o cultivo de segunda safra (safrinha). Se realizada de forma adequada, a dessecação em pré-colheita da soja pode antecipar a colheita em até quadro dias, sem prejuízos as sementes (França-Neto et al., 2016).
Sobretudo além de ser fundamental atentar para o ponto de dessecação da lavoura, produtos e doses utilizadas, é essencial identificar os critérios técnicos que estabelecem a necessidade de se realizar a dessecação pré-colheita da soja. Conforme destacado pelo pesquisador da Embrapa Soja, Fernando Storniolo Adegas, tecnicamente dois fatores são apontados como determinantes para a realização da dessecação pré-colheita da soja.
O primeiro fator técnico está ligado a presença de plantas daninhas na área de cultivo. A presença de plantas daninhas na colheita da soja pode não só atrapalhar o processo da colheita mecanizada, como também reduzir a qualidade das sementes e/ou grãos produzidos, elevando o índice de impureza da soja. Nessas circunstâncias, tecnicamente a dessecação pré-colheita é aconselhada.
O outro fator técnico está ligado à desuniformidade da lavoura. Dependendo do material genético e condições ambientais, é comum observar a desuniformidade da lavoura próximo a época de colheita, havendo a presença de plantas ainda em desenvolvimento, com haste verde. Como alternativa de manejo para uniformizar a área de cultivo, pode-se realizar a dessecação pré-colheita da soja.
Aliado a essas duas situações onde tecnicamente a dessecação pré-colheita é recomendada, a antecipação da colheita é viabilizada pela dessecação pré-colheita, sendo muitas vezes, o principal motivo para realização dessa prática de manejo em muitos sistemas de produção.
Vale destacar que para evitar perdas produtivas, é fundamental determinar o momento ideal para a dessecação pré-colheita da soja, avaliando o estádio fenológico da cultura. Tecnicamente, a prática deve ser realizada quando 75% da área apresentar o estádio recomendado. Para Saber mais clique aqui!
Veja mais: Momento ideal para dessecação pré-colheita da soja
Confira abaixo o vídeo com as dicas do Pesquisador da Embrapa Soja Fernando Storniolo Adegas
Inscreva-se agora no canal Soja Radar da Tecnologia clicando aqui!
Referências:
FRANÇA-NETO, J. B. et al. TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO DE SEMENTES DE SOJA DE ALTA QUALIDADE. Embrapa, Documentos, n. 380, 2016. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/151223/1/Documentos-380-OL1.pdf >, acesso em: 26/01/2024.