O manejo e controle de pragas na cultura da soja é indispensável para a manutenção da produtividade da cultura, reduzindo as perdas quantitativas e qualitativas em função da incidência de pragas. Seja visando a produção de sementes ou grãos, o controle químico de determinadas pragas torna-se necessário, mesmo sob o sistema de manejo integrado de pragas (MIP).
Entretanto, nessas circunstâncias, alguns cuidados necessitam ser adotados com o emprego de inseticidas, visando garantir a manutenção da eficiência do MIP. Uma das recomendações baseia-se na adesão dos níveis de ação para o controle das pragas.
Segundo Oliveira et al. (2022) existem níveis de ação previamente estabelecidos e indicados pelo programa de MIP-Soja para as principais pragas da cultura. Quando os níveis de ação preconizados para as diferentes pragas forem atingidos, o controle químico é indicado, preferencialmente, com inseticidas seletivos.
Além de diferir entre finalidade do cultivo (produção de grãos ou sementes), se tratando do manejo de pragas no MIP, algumas orientações podem contribuir para o controle eficiente das pragas, sem comprometer o MIP. Sobretudo, é necessário compreender a fenologia da soja e os estádios mais sensíveis da cultura a determinadas pragas.
Em especial na cultura da soja, os percevejos e lagartas são as principais pragas que acometem a cultura, causando danos tanto de ordem quantitativa quanto qualitativa. Entretanto, levando em consideração os custos para a aplicação de inseticidas, economicamente, não necessariamente a simples presença da praga justifique seu controle, sendo necessário para tanto, atingir os níveis de ação pré-estabelecidos para a cultura.
Cabe destacam que visando um manejo integrado de pragas, a manutenção dos inimigos naturais é de suma importância para o sistema produtivo, da mesma forma que, o período de controle e estádio/tamanho da praga exercem forte influência sobre a eficiência de controle.
Confira abaixo os níveis de ação e observações para o manejo integrado das principais pragas da cultura da soja.
Tabela 1. Níveis de ação usados no controle para lagartas e percevejos da soja, segundo o programa de manejo integrado de pragas.

Veja mais: Quais os principais parasitoides de ovos para o controle de pragas na soja?
Referências:
OLIVEIRA, A. B. et al. RESULTADOS DO MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS DA SOJA NA SAFRA 2020/2021 NO PARANÁ. Embrapa, Documentos, n. 443, 2022. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/234124/1/Doc-443.pdf >, acesso em: 13/02/2023.
Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin, Canal no YouTube)