Em MT, apesar das chuvas observadas, o deficit hídrico no solo, intensificado pelas elevadas temperaturas, tem comprometido o progresso da semeadura. Diante disto, o plantio está aquém do observado no mesmo período da safra anterior.
As regiões Norte e Oeste registraram os maiores volumes de precipitação e destacam-se pelo maior avanço na semeadura. Em MS, a semeadura iniciou e as chuvas foram representativas na região Centro-Sul, porém, na região Norte, os volumes foram muito baixos e não colaboraram com o plantio.
No PR, o plantio avança nas regiões Oeste e Sudoeste. A maioria das áreas está em desenvolvimento vegetativo inicial e em boas condições. Em SP, o plantio foi iniciado. Na BA, o plantio está evoluindo nas áreas irrigadas no Oeste e as lavouras estão nos estágios de germinação e emergência.
Previsão Agrometeorológica de 30/09/2024 a 07/10/2024
Norte-Nordeste: Os maiores volumes de chuva deverão ocorrer no Noroeste do AM, em RR e no Noroeste do PA. Nas demais áreas da região Norte, são esperadas poucas chuvas ou nenhuma precipitação. Na região Nordeste, deverão ocorrer baixos volumes de chuva em áreas do MA e na costa Leste, desde PE ao Sul da BA. No Sealba, as condições continuarão favoráveis para a maturação e colheita do milho terceira safra, mas haverá restrição hídrica às lavouras mais tardias, que ainda se encontram em enchimento de grãos.
Centro Oeste: O tempo continuará quente e seco na maior parte da região. Há previsão de baixos acumulados de chuva no Noroeste de MT e Sudoeste de MS, porém ainda insuficientes para repor a umidade no solo, que se encontra baixa na maioria das áreas. Nas demais regiões desses estados, podem ocorrer chuvas esporádicas. Devido à onda de calor, continuará alto o risco de queimadas.
Sudeste: O tempo permanecerá quente e seco na maior parte da região. São previstas poucas chuvas, em algumas áreas de MG, no RJ, no ES e no Sudeste de SP, que devem estimular floradas nas lavouras de café. Apesar do alto risco de queimadas, as condições continuarão favoráveis para a maturação e colheita do trigo e do feijão irrigado em SP, assim como, da cana-de açúcar.
Sul: Chuvas fortes continuarão a ocorrer no RS. Altos volumes são esperados em áreas do Sul e do Noroeste do estado, podendo causar danos a lavouras de trigo. Em SC e no PR, os volumes serão menores. No Norte do PR, as condições serão favoráveis para a maturação e colheita do trigo. No geral, a umidade no solo será suficiente para os cultivos de inverno em desenvolvimento, floração e enchimento de grãos, assim como para a semeadura, o início do desenvolvimento e o manejo da safra 2024/25.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 23/09 a 29/09 completo, clicando aqui!
Fonte: CONAB