InícioDestaqueTemperatura e umidade são fatores determinantes no estabelecimento da lavoura

Temperatura e umidade são fatores determinantes no estabelecimento da lavoura

O número de plantas por área é um dos principais componentes de produtividade da soja, apresentando relação direta com a produtividade da cultura. Adotar estratégias que permitam o bom estabelecimento da cultura e o adequado estante de plantas é essencial para a manutenção do potencial produtivo da lavoura.

Nesse contexto, a semeadura da soja é uma das praticadas de manejo determinantes para o sucesso da lavoura. Embora o somatório entre espaçamento duplos e falhos até 30% seja considerado aceitável na cultura da soja, dependendo da densidade de semeadura e cultivar, uma falha de semeadura por metro quadrado pode causar perdas de produtividade de até 4 sc ha-1 (Bagateli et al., 2020).

A profundidade de semeadura é uma característica decisiva para o estabelecimento da lavoura. As sementes de soja devem ser depositadas preferencialmente a 3 cm de profundidade. Semeaduras em profundidades maiores dificultam a emergência, enquanto, semeaduras muito rasas aumentam as chances de desidratação das sementes ou das radículas e dos caulículos, principalmente em regiões quentes e sujeitas a veranicos (Balbinot Junior et al., 2020).


undefined


No sistema plantio direto, a boa cobertura do solo com palhada, contribui significativamente para a redução da temperatura máxima e amplitude térmica do solo, em diferentes profundidades, reduzindo a perda de água do solo por evaporação e proporcionando condições térmicas mais adequadas para a germinação das sementes Vieira et al. (2020).

Proporcionar condições adequadas de umidade e temperatura é essencial para assegurar as exigências fisiológicas das sementes para a boa germinação e emergências. O ambiente (temperatura, profundidade, umidade) representa 50% no estabelecimento da lavoura, os outros 50% são de responsabilidade da semente e do tratamento (Gazolla Neto, 2024).

Temperatura e umidade são os fatores determinantes para a germinação e  emergência das plântulas. Para uma germinação adequada, a semente de soja precisa absorver 50% do seu peso em água. Da mesma forma, a faixa ótima de temperaturas do solo é de 20 ºC a 30 ºC. Para que ocorra germinação rápida e emergência uniforme, a temperatura média ótima do solo, a 5 cm de profundidade, deve estar ao redor de 25 ºC. Semeaduras com temperaturas de solo menores do que 20 ºC podem prejudicar a germinação e a emergência das plântulas (Neumaier et al., 2020).

Cada cultura apresenta uma faixa ótima de temperatura, temperaturas mínimas e máximas as quais devem ser respeitadas para promover a boa germinação das sementes e emergências das plântulas. Confira abaixo a temperatura para a semeadura das principais culturas agrícolas.


Veja mais: Profundidade de semeadura e sua relação com o estabelecimento da lavoura


Se você quiser aperfeiçoar o seu conhecimento em sementes e plantio sem limitações faça parte da turma da Mentoria em Sementes com Alexandre Gazolla. Clique no Banner abaixo.

Referências:

BAGATELI, J. R. et al. VIGOR DE SEMENTES E DENSIDADE POPULACIONAL: REFLEXOS NA MORFOLOGIA DE PLANTAS E PRODUTIVIDADE DA SOJA. Braz. J. of  Develop., 2020. Disponível em: < https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11842/9901 >, acesso em: 16/08/2024.

BALBINOT JUNIOR, A. A. et al. INSTALAÇÃO DA LAVOURA. Embrapa, Tecnologias de Produção de Soja, Sistemas de Produção, n. 17, cap. 4, 2020. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/223209/1/SP-17-2020-online-1.pdf >, acesso em: 16/08/2024.

NEUMAIER, N. et al. ECOFISIOLOGIA DA SOJA. Embrapa, Tecnologias de Produção de Soja, Sistemas de Produção, n. 17, cap. 2, 2020. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/223209/1/SP-17-2020-online-1.pdf >, acesso em: 16/08/2024.

VIEIRA, F. F. et al. TEMPERATURA E UMIDADE DO SOLO EM FUNÇÃO DO USO DE COBERTURA MORTA NO CULTIVO DE MILHO. Científica, 2020. Disponível em: < https://cientifica.dracena.unesp.br/index.php/cientifica/article/view/1264 >, acesso em: 16/08/2024.

 

 

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares