De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a massa de ar polar que atinge o Sul do Brasil se encontra no Uruguai na manhã de hoje. Diversos munícipios da região amanheceram com temperaturas extremamente baixas. Por enquanto, apenas geadas leves foram registradas. O destaque fica nas áreas serranas, que atingiram temperaturas negativas.
O frio continua amanhã (20), com possibilidade de surgimento de novas geadas. Apesar disso, o cenário deve se manter apenas no Sul do Brasil. No domingo, já não há mais previsão de frio intenso. O desaparecimento da massa de ar polar no início da semana que vem impede o avanço de novas frentes frias.
Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, como resultado disso, a tendência é de um início de semana com tempo aberto em praticamente todo o Brasil, com exceção da faixa litorânea do Nordeste, que seguirá com chuvas. Somente na terça-feira que o avanço de uma frente fria trará chuvas pontuais para o Rio Grande do Sul, mas em nenhum volume expressivo.
Na manhã deste dia 19, há também um corredor de umidade bem expressivo nas principais áreas produtoras de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e terminando em São Paulo e norte do Paraná. A faixa de umidade no Sudeste do país, inclusive, é o que bloqueia o avanço da massa de ar polar para demais regiões.
No mês de setembro, as chuvas podem retornar para o centro do país, dando condições de clima para um início de plantio da nova safra nas regiões que sofrem com a falta de chuvas. Além disso, muitas chuvas são sinalizadas para o Sul do Brasil. Já em outubro, as chuvas começam a ficar contínuas e em bons volumes a partir da segunda metade do mês.
No Paraguai, a última madrugada registrou temperaturas extremamente baixas em diversas áreas do país, com relatos de geadas em algumas regiões, como a de Santa Rita. De acordo com a meteorologista Ludmila Camparotto, apesar disso, a presença de nebulosidade e umidade impediu que a massa de ar polar causasse maior efeito. As temperaturas seguirão tendo quedas acentuadas no país até domingo, quando a expectativa é de que o tempo abra e as temperaturas tenham elevação.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Fonte: Agência SAFRAS