No PR, as lavouras se encontram em diferentes fases, do desenvolvimento vegetativo até a colheita, com predominância de áreas em maturação e colheita. A maior parte apresenta condições boas e regulares. As poucas áreas ruins são reflexo de geadas que afetaram plantios mais precoces.
No RS, as lavouras são consideradas boas. As chuvas intensas da semana vieram acompanhadas de ventos fortes e granizo em algumas regiões, provocando acamamento e quebra de plantas, mas sem perdas significativas em nível estadual. Após as chuvas, o clima ameno e ensolarado reduziu a pressão de doenças. Não houve ocorrência de geadas, o que reforça as expectativas de boas produtividades, especialmente com previsão de chuvas menos volumosas em outubro.
Em SC, foram observadas chuvas volumosas, principalmente, no extremo Oeste do estado. A maior parte das lavouras está em boas condições, com sanidade adequada e ocorrência pontual de oídio e tripes sob controle. O clima, marcado por umidade elevada e temperaturas amenas, exige o monitoramento constante para doenças. Há o início da maturação das lavouras.
Em SP, a qualidade do grão colhido apresenta peso hectolítrico elevado. No entanto, as produtividades ficaram abaixo do esperado devido à ausência de chuvas, geadas e ventos que causaram o acamamento das plantas. Em GO, a colheita irrigada seguiu em bom ritmo e aproxima-se do fim, com grãos de qualidade e boa produtividade média. Na BA, as lavouras mantêm bom desenvolvimento. Em MS e MG, a colheita foi encerrada.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 29 de Setembro de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab