No RS, as condições climáticas foram favoráveis para o desenvolvimento das lavouras, contribuindo para a emergência nas áreas semeadas mais tarde e para a maior eficiência das adubações de cobertura e de defensivos. No PR, em algumas regiões, as condições climáticas dificultaram as operações de aplicação de defensivos e fertilizantes em cobertura.
Por outro lado, as baixas temperaturas, sem a ocorrência de geadas, tem favorecido o desenvolvimento dos cultivos. Em SP, o clima seco favorece as lavouras que estão, majoritariamente, em maturação. Em SC, a semeadura está sendo finalizada no Planalto Serrano e em alguns municípios do Meio-Oeste. As condições climáticas foram favoráveis para o desenvolvimento das lavouras que estão, na sua maioria, na fase de desenvolvimento vegetativo e para os tratos culturais. As temperaturas baixas estão favorecendo o perfilhamento, apresentando bom estande.
Na BA, as lavouras apresentam bom desenvolvimento. Em MG, a colheita começa a ganhar ritmo nas lavouras de sequeiro mais adiantadas e apresentam produtividades e qualidade abaixo do esperado. As áreas irrigadas, mesmo com menor percentual colhido, têm resultados melhores que as de sequeiro. Em GO, iniciou-se a colheita de trigo irrigado em algumas áreas pontuais. Em MS, a colheita iniciou e alcançou 4% da área.
Previsão Agrometeorológica de 05/08/2024 a 12/08/2024
Norte-Nordeste: Há previsão de chuvas maiores que 40 mm no Noroeste do AM e em RR. No Nordeste do PA, as poucas chuvas previstas não atenderão a demanda hídrica do feijão 3ª safra. Pequenos acumulados na faixa leste da região Nordeste também serão insuficientes para a manutenção da umidade do solo, em áreas do Sealba, onde o feijão e o milho 3ª safras encontram-se em estágios reprodutivos. No Matopiba, as condições continuarão favoráveis para a maturação e a colheita do milho 2ª safra e do algodão.
Centro Oeste: O tempo continuará seco e quente na maior parte da região. Apesar do alto risco de queimadas, as condições permanecerão favoráveis para a maturação e colheita das lavouras. No Sul de MS, são previstas poucas chuvas a partir de quinta-feira, o que deverá amenizar a restrição hídrica para o trigo em estágios reprodutivos.
Sudeste: O clima seco prevalecerá na maior parte da região, exceto em áreas de SP, RJ e Sul de MG, onde estão previstos baixos volumes de chuva a partir do final da semana. As temperaturas serão mais amenas em MG, beneficiando os cultivos de inverno e a qualidade do café. No entanto, a falta de precipitações afetará lavouras de trigo sequeiro ainda em enchimento de grãos em áreas de SP e MG.
Sul: Há previsão de chuvas, alternadas com períodos de tempo estável, na região. Os maiores volumes estão previstos no RS, contribuindo para a manutenção da umidade no solo. No geral, as condições serão favoráveis para o manejo e o desenvolvimento dos cultivos de inverno, além da maturação e colheita do milho 2ª safra no PR. Haverá redução das temperaturas no final da semana, com a ocorrência de possíveis geadas, mas sem impacto às lavouras.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras completo, clicando aqui!
Fonte: CONAB