Nessa quinta-feira (29), a cerimônia comemorativa ao Dia do Auditor Fiscal Federal Agropecuário (AFFA), realizada no auditório do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), contou com o lançamento do selo comemorativo personalizado em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, visando distinguir a data e celebrar a trajetória dos guardiões da agropecuária nacional.
Os Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAs), servidores de carreira do Mapa, são engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos, médicos veterinários e zootecnistas, que exercem suas funções há mais de 150 anos no serviço público federal; e como carreira, desde 2000. Trabalham para garantir qualidade de vida, saúde e segurança alimentar às famílias brasileiras.
Os profissionais atuam nos campos e lavouras, nas empresas agropecuárias e agroindústrias; nos portos, aeroportos, fronteiras e aduanas, assim como nas cidades e nas relações internacionais.
No Mapa, este trabalho garante que importantes etapas do processo produtivo sejam realizadas dentro dos padrões de qualidade definidos pelos órgãos reguladores, promovendo, desta forma, o alto rendimento da produção e a segurança dos alimentos disponibilizados para o consumo. Tudo que se consome no país, passa pela inspeção de um Auditor Fiscal Federal Agropecuário.
Presidente da Anffa Sindical, Janus Pablo, falou sobre as ações nas quais os auditores estão trabalhando para proteger o país de doenças e vírus como a Influenza Aviária (IA) e também sobre a importância dos concursos. “Estamos entre as carreiras mais beneficiadas com o anúncio do Governo Federal e tenho certeza que conseguiremos mais espaço, trabalhando lado a lado”, disse.
Secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, o auditor fiscal agropecuário Carlos Goulart, ressaltou a importância da carreira em meio à crise de Influência Aviária e de como ela tem exigido esforços. Ele parabenizou os servidores que estão trabalhando diariamente para garantir que o país fique livre da doença.
“O Mapa tem demonstrado capacidade de reação e resposta para que mantenha a máquina funcionando, com o apoio da Anffa, em busca do reconhecimento, da valorização e do desempenho que presta à sociedade brasileira”, comentou.
O ministro Carlos Fávaro não compareceu ao evento devido ao lançamento da retomada da política de formação de estoques públicos da Conab, mas se reuniu com a Anffa na última semana, destacando a importância da categoria pela alta qualidade da agropecuária brasileira.
Desde a década de 1990, a agropecuária brasileira apresenta um aumento expressivo de produtividade, qualidade e volume comercializado nos mercados interno e externo. Em grande parte, este resultado é decorrente das políticas agrícolas elaboradas pelo Mapa.
Nesse sentido, qualquer política definida nacionalmente conta, obrigatoriamente, com a participação dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários.
Selo
Impresso pela Casa da Moeda, o selo é um produto customizado a critério do cliente que contém o nome da carreira e a data da comemoração, bem como as legendas que caracterizam os selos postais emitidos pelos Correios. A marca poderá ser colecionada ou usada em envios e foi entregue aos presentes ao final da cerimônia.
Fonte: Mapa