O clima é uma das principais variáveis influenciadora da produtividade de soja, podendo ser responsável pelo sucesso ou fracasso produtivo. Sendo assim, compreender e monitorar algumas variáveis climáticas, bem como a previsão do tempo, é de fundamental importância para embasar ou posicionar práticas de manejo visando o sucesso produtivo.

Em virtude da instabilidade climática, a previsão do tempo pode variar com o decorrer do desenvolvimento da cultura, entretanto, algumas previsões apontam para o comportamento futuro de certas variáveis climáticas, possibilitando o planejamento e condução da lavoura.

No quarto episódio do ClimaCast – RTC, o Dr. Paulo Cesar Sentelhas traz algumas previsões de tempo para os próximos dias para as principais regiões produtoras do Rio Grande do Sul. Segundo Sentelhas, embora os volumes de chuva observados nos últimos dias tenham variado bastante, ainda estão abaixo das condições normais com base na média de precipitações para o mesmo período nos últimos 40 anos.



Para os próximos dias do mês de janeiro pra regiões do Rio Grande do Sul, Sentelhas explica que o indicativo é de chuvas de baixo volume, contudo de maior persistência, trazendo assim, uma melhor condição para o crescimento e desenvolvimento da soja.

Para a safra 2020/2021, caso as previsões de tempo se concretizem, a estimativa é que se observe uma produtividade média de 53 sc.ha-1 para a região Noroeste do RS; 58 sc.ha-1 para a região Noroeste-Centro do RS, 56 sc.ha-1 para a região do Planalto e 48 sc.ha-1 para a região Centro-Sul. Isso reflete em um aumento de produtividade em relação à safra passada de respectivamente 20%, 56%, 56% e 56%.

Figura 1. Estimativa de produtividade de soja para a safra 2020/2021 e aumento de produtividade em comparação a safra 2019/2020.

Fonte: Rede Técnica Cooperativa – RTC

Confira as precisões pluviométricas dos próximos dias para a sua região de cultivo, assistindo ao 4° ClimaCast – RTC logo abaixo, e veja o que o Dr. Paulo Cesar Sentelhas tem a dizer sobre o tema.


Inscreva-se agora no Canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!



Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.