No RS, embora o ritmo da semeadura esteja à frente da safra passada, as chuvas contínuas limitaram novas operações. As baixas temperaturas retardam a emergência das plantas. No PR, a maior parte da área prevista foi semeada. As lavouras estão em estádio inicial de desenvolvimento e em boas condições. As chuvas recentes, embora tenham desacelerado a semeadura, favoreceram o desenvolvimento. A queda nas temperaturas contribuiu para o perfilhamento.

Em GO, as lavouras estão majoritariamente em estádios reprodutivos. Em MG, o clima frio e a umidade favorecem a cultura, com parte das lavouras iniciando o enchimento de grãos. Em MS, as chuvas regulares e a queda de temperatura estimularam a germinação, o perfilhamento e a sanidade das lavouras emergidas. Na BA, o plantio está finalizado, com lavouras em bom desenvolvimento e sem registro de perdas por pragas ou doenças.

Previsão Agrometeorológica de 02/06/2025 a 09/06/2025

Norte-Nordeste: Há previsão de chuvas volumosas no Norte da região Norte, Noroeste do MA e no Sul da BA. Menores acumulados poderão ocorrer em algumas áreas das regiões Norte e Leste do Nordeste. A umidade no solo será suficiente para o milho segunda safra no PA, enquanto, no Matopiba, poderá haver restrição hídrica em algumas áreas. Para as lavouras em maturação, as condições serão favoráveis. No Sealba, as chuvas previstas continuarão favorecendo o feijão e o milho terceira safras.

Centro Oeste: A semana começa com previsão de chuvas em áreas do Centro-Sul do MS. Nas demais áreas, a umidade no solo pode reduzir, pois não há previsão de precipitações e as temperaturas máximas serão elevadas. Pode ocorrer restrição hídrica para o milho segunda safra que ainda se encontra em enchimento de grãos em algumas áreas, principalmente em GO. Para as lavouras em maturação, as condições serão favoráveis.

Sudeste: Há previsão de chuvas em áreas de SP, Sul de MG, RJ e Norte do ES, no início da semana. A partir do dia 04, o predomínio é de tempo aberto. Pode haver restrição hídrica ao milho segunda safra, majoritariamente, em floração e enchimento de grãos, e ao trigo sequeiro em áreas de SP e MG. Para a maturação e colheita da cana-de-açúcar e do café, as condições serão favoráveis.

Sul: São previstos volumes de chuva significativos no Centro-Norte do RS e Leste de SC, que continuarão prejudicando a colheita do feijão segunda safra. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados, que deverão ser suficientes para a manutenção da umidade no solo. As condições serão, no geral, favoráveis para o milho segunda safra, em enchimento de grãos no PR, e o trigo, em semeadura e início do desenvolvimento no PR e no RS. A partir do dia 06, as temperaturas mínimas podem ficar abaixo de 10 °C na parte Sul do RS, favorecendo o perfilhamento das lavouras.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 02 de junho de 2025 completo, clicando aqui! 

Fonte: Conab



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.