No RS, a continuidade do tempo seco e a boa umidade do solo permitiram o avanço da semeadura e de tratos culturais. Apesar disso, o desenvolvimento inicial seguiu limitado devido às baixas temperaturas e à alta nebulosidade. No PR, as lavouras estão quase todas implantadas. Em SC, o tempo firme permitiu a recuperação do cronograma de plantio, e as baixas temperaturas favoreceram o perfilhamento. Em GO, a colheita do trigo sequeiro foi praticamente finalizada.
O trigo irrigado avança em fases reprodutivas sob boas condições. Em MG, o desenvolvimento das lavouras prosseguiu normalmente. No MS, a geada impactou lavouras mais adiantadas. Na BA, a alta luminosidade contribui para o bom desenvolvimento das lavouras. Em SP, as últimas geadas e a baixa umidade do solo afetaram algumas lavouras em enchimento de grãos.
Previsão Agrometeorológica de 14/07/2025 a 21/07/2025
Norte-Nordeste: Há previsão de chuvas, com maiores volumes, no Norte do AM, RR e Noroeste do PA. Também há previsão de precipitações no Noroeste do MA, Centro do CE e Leste da região Nordeste. No Sealba, as condições continuarão favoráveis para o desenvolvimento do feijão e do milho terceiras safras. No Matopiba, a previsão de tempo seco favorecerá a maturação e colheita do algodão e milho segunda safra.
Centro Oeste: Não há previsão de chuvas e a umidade se manterá baixa em toda região. As condições favorecerão a maturação e colheita do algodão e milho segunda safra. As lavouras de milho e trigo sequeiro em estádios reprodutivos podem apresentar restrições pela falta de chuvas.
Sudeste: O tempo seco prevalecerá na região. As condições continuarão benéficas para a maturação e colheita do algodão e do milho segunda safra, além da cana-de-açúcar e do café. No entanto, poderá persistir a restrição hídrica às lavouras de sequeiro em estádios reprodutivos de milho e trigo, em áreas de SP e MG.
Sul: Há previsão de baixos volumes de chuvas no Sul do PR, em SC. No RS, os maiores volumes serão observados nas regiões Sul e Leste. No geral, as condições serão favoráveis para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de inverno, assim como, para o milho segunda safra em enchimento de grãos, maturação e colheita no PR.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 14 de julho de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab