Em MT, a colheita ocorre nos últimos talhões semeados nas regiões Sul e Sudeste, devendo ser finalizada na próxima semana. No PR, a colheita se aproxima da finalização, ocorrendo agora nos talhões semeados tardiamente e que foram atingidos pelas geadas no final de junho. As produtividades dessas áreas, como esperado, foram afetadas negativamente. Em MS, a colheita se concentra no Centro-Sul do estado, porém em menor velocidade devido à redução das temperaturas, que afeta a perda de umidade da palha.
Em GO, a colheita se aproxima da finalização e está concentrada nas regiões Leste e Oeste. No Sudoeste, as produtividades e a qualidade dos grãos foram considerados excelentes. Em SP, a colheita ocorre em todo o estado e as produtividades variam em função da época de plantio e da influência das geadas ocorridas no fim de junho.
Em MG, a colheita segue para a conclusão no estado, com produtividades que superaram as estimativas iniciais. No TO, PI e MA, a colheita foi encerrada com boas produtividades sendo alcançadas. No PA, a colheita avança nos polos de Santarém e Paragominas com resultados superiores aos estimados inicialmente.
Milho 1ª Safra
No RS, o plantio alcança 50% da área prevista em algumas regiões. Entretanto, as baixas temperaturas diminuem a velocidade da emergência e o desenvolvimento inicial da cultura. As chuvas beneficiaram as lavouras implantadas.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 25 de agosto de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab