De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, as esperadas chuvas em áreas de Rondônia, norte de Mato Grosso, centro-norte de Goiás e no Matopiba devem voltar a ocorrer no começo da próxima semana, em razão do avanço de uma frente fria pelo Brasil.
A agrometeorologista da Rural Clima, Ludmila Camparotto, sinaliza que essa frente fria está hoje sobre o norte da Argentina e o sul do Paraguai, provocando chuvas. “Essa frente fria irá se deslocar e há chance de chuvas mais intensas hoje sobre o Rio Grande Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai, por conta da formação de um ciclone que deverá se formar entre o território gaúcho e catarinense. Assim, há possibilidade para ocorrência de temporais com ventos fortes e granizo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná ao longo do dia”, sinaliza.
Ludmila informa que amanhã, esse sistema já se deslocará para o oceano Atlântico, mas seguirá canalizando umidade para áreas de Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
Ao longo do final de semana, deverá chover de forma irregular na faixa central do Brasil. No domingo, esse sistema avança para áreas do norte de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, sul da Bahia, sul do Tocantins, Mato Grosso, Pará e Rondônia.
Chuvas retornam a Região Sul no dia 12
No dia 12, a agrometerologista informa que uma nova frente fria ingressará no Brasil e deve provocar chuvas sobre Região Sul, Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo e Mato Grosso.
Ela acrescenta que esse sistema seguirá provocando precipitações em boa parte do Brasil na semana que vem. No entanto, em áreas de Goiás, norte de Minas Gerais e no Matopiba esse sistema só deverá provocar chuvas novamente a partir do dia 17.
Fonte: Arno Baasch / Safras News




