Em MT, observa-se bom desenvolvimento em boa parte das lavouras, porém, replantios ocorrem em todas as regiões, principalmente, no Nordeste e Sudoeste. No RS, o plantio se aproxima da metade da área estimada e as lavouras apresentam bom desenvolvimento inicial. No PR, a redução das chuvas e o aumento das temperaturas permitiu a realização de tratos culturais e favoreceu o desenvolvimento dos cultivos. Em GO, o plantio segue lentamente, acompanhando a ocorrência de chuvas. Algumas áreas semeadas foram prejudicadas pela restrição hídrica e, em várias regiões do Sul e Leste, estão ocorrendo replantios.
Em MS, as precipitações favoreceram o avanço do plantio e o desenvolvimento da cultura. Entretanto, a amplitude térmica das últimas semanas tem adiantado o ciclo em partes das regiões Cone-Sul e Fronteira, com lavouras florescendo precocemente. Em MG, o plantio avança com o retorno das chuvas, mas interrupções são frequentes devido a sua irregularidade.
Em SP, o plantio se aproxima do fim e as lavouras apresentam bom desenvolvimento apesar dos dias nublados e do excesso de chuvas. Na BA, o plantio avançou com o retorno das chuvas. No TO, o plantio acelera, mesmo sob restrição climática. Em algumas regiões as lavouras tiveram redução de estande devido às altas temperaturas. Observam-se replantios. No MA e PI, o plantio avança, mesmo com a irregularidade das chuvas. Há relatos de replantio.
Previsão Agrometeorológica de 24/11/2025 a 01/12/2025
Norte-Nordeste: Os maiores acumulados de chuvas são previstos no AM, com possibilidade de tempestade na região central, além do AC, RO, Sul de RR e do PA e TO, favorecendo a semeadura e o desenvolvimento das lavouras. As temperaturas máximas previstas seguem elevadas na maior parte da região, com destaque para áreas do norte do PA, oeste do MA, PI, sul do CE e oeste do RN, PB e PE. No MATOPIBA, chuvas regulares e também significativas, em algumas áreas, irão contribuir com a umidade do solo e devem beneficiar a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
Centro Oeste: São previstas chuvas em toda a região, com maiores volumes no centro-norte de MT, GO e MS, contribuindo com o armazenamento hídrico, a semeadura e o desenvolvimento das lavouras. Temperaturas elevadas podem ser registradas em áreas do oeste de MS, sudoeste de MT e sul de GO.
Sudedste: São previstas chuvas em toda a região, com maiores acumulados no norte de MG, do ES e oeste de SP. As temperaturas mínimas devem declinar, especialmente, em áreas do centro-leste de SP, sul de MG e região serrana do RJ. No geral, as condições serão favoráveis para o manejo e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra e da cana-de-açúcar, além da formação dos chumbinhos do café.
Sul: Há previsão de chuvas no início e fim da semana, principalmente, no PR e oeste de SC, prevalecendo o tempo estável no meio da semana. A redução das temperaturas mínimas e a elevação das temperaturas máximas irão gerar grande amplitude térmica ao longo da semana. No geral, as condições serão favoráveis para a maturação e colheita dos cultivos de inverno, além do manejo e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 24 de novembro de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab








