Em Mato Grosso, os preços do caroço de algodão disponível continuam apresentando tendência de alta, alcançando, na última semana, o maior patamar de preços desde jun/23, com a média em R$ 1.112,33/t. Para se ter uma ideia, no comparativo mensal, o incremento é de 25,49%, enquanto no anual, o preço do caroço de algodão valorizou 72,01%.

O movimento está relacionado à menor disponibilidade do produto dentro do estado, de modo que, até dez/24, 85,42% da produção de caroço da safra 2023/24 já havia sido comercializada. Assim, além do período de entressafra do algodão, que geralmente traz tendências altistas para o coproduto, o cenário é de aumento na demanda pelo caroço, principalmente por parte dos pecuaristas.

Por fim, com o menor volume disponível nas próximas semanas, o movimento dos preços será um ponto de atenção.

SEMEADURA: a semeadura do algodão em Mato Grosso avançou 24,91 p.p. no comparativo semanal, atingindo, até a última sexta-feira (31/01), 53,48% da área estimada para o ciclo.

QUEDA: devido às incertezas quanto à política econômica americana, em especial a inflação, o contrato de jul/25 na bolsa de NY registrou queda de 1,01% no comparativo semanal.

RECUO: seguindo a desvalorização dos preços do algodão na bolsa de NY e da queda do dólar, a paridade de exportação jul/25 reduziu 2,66% ante a semana passada.

A estimativa de área da safra 24/25 de algodão em MT exibiu recuo no comparativo mensal, mas se mantém maior que a registrada na safra 23/24

De acordo com o Imea, a área do algodão para a safra 24/25 está prevista em 1,52 milhão de hectares, recuo de 0,75% no comparativo mensal. Esse cenário é reflexo das condições climáticas, que foram marcadas por muita chuva, estendendo o período de colheita da soja e prejudicando a semeadura do algodão dentro da janela ideal.

Apesar da redução, o indicador ainda é 4,20% superior ao que foi registrado na safra 23/24, sustentado, principalmente, pela rentabilidade mais atrativa do algodão, e, caso se consolide, será a maior área da série histórica do Imea. No que se refere à produtividade, houve ajuste técnico de -0,01% em relação ao último número, projetada agora em 284,32 @/ha.

Por fim, diante dos dados apresentados, a expectativa de produção do algodão em caroço para a safra 24/25 é de 6,50 milhões de toneladas, 1,56% superior ao estimado para a safra 23/24, com a produção de pluma projetada em 2,70 milhões de toneladas.

Confira o Boletim Semanal do Algodão n° 758 Imea completo, clicando aqui!

Fonte: IMEA



 

FONTE

Autor:Boletim Semanal do Algodão

Site: Imea

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.