A Missão Vendedores, da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), encerrou os compromissos na Ásia, nesta segunda (24), com a realização do Cotton Brazil Outlook em Seul, Coreia do Sul. Oitavo maior importador de pluma brasileira, o país é um importante centro de decisão da indústria têxtil mundial, com várias empresas sul-coreanas localizadas em mercados como China, Vietnã, Indonésia, Bangladesh e México.
Em 2021/22, a Coreia do Sul importou 41 mil toneladas da pluma brasileira, o que corresponde a 2% do total exportado pelo Brasil. No atual ano comercial, ainda em andamento, foram 28 mil toneladas, também 2% do total. “A missão na Ásia foi um sucesso. Hoje, celebramos com nossos clientes sul-coreanos a oportunidade de mostrar o que temos de melhor, no Brasil, na produção do algodão: sustentabilidade, qualidade e rastreabilidade”, avaliou Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa.
Parceria com a Spinners and Weavers Association of Korea (Swak), a associação da indústria têxtil local, levou ao Cotton Brazil Outlook as principais lideranças coreanas do setor. Além disso, a embaixadora do Brasil na Coreia do Sul, Marcia Donner, e o representante da Apex-Brasil na Ásia, Rodrigo Gedeon, reforçaram a qualidade do trabalho dos produtores brasileiros de algodão. “Reencontramos membros da Missão Compradores, que estiveram no Brasil no ano passado conhecendo in loco a nossa produção, e deram testemunhos excelentes sobre o produto”, contou Marcelo Duarte, diretor de Relações Internacionais da Abrapa.
Baseada em três pilares (qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade), a produção do algodão brasileiro foi detalhada durante a apresentação aos industriais sul-coreanos. Entre os destaques, a informação de que, no Brasil, 100% da produção nacional é aferida por laboratórios de High Volume Instrument (HVI). Outro dado que chamou atenção é o percentual de 86% do algodão produzido ter certificação socioambiental na safra 2021/22. “O Brasil percorreu um longo caminho em pouco tempo. E ainda há um grande potencial para expansão da área e para a melhoria da produtividade, o que, por sua vez, aumentará a capacidade de exportação”, frisou Miguel Faus, presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea). Ele ainda ressaltou a necessidade de toda a cadeia trabalhar para educar consumidores sobre os benefícios do algodão em relação à fibra sintética e seu menor impacto no meio ambiente.
A Missão Vendedores integra o escopo do programa Cotton Brazil, criado em 2019, pela Abrapa para promover o algodão brasileiro em escala global. A iniciativa tem parceria com a Apex-Brasil e recebe apoio da Anea.
Fonte: Abrapa