InícioDestaqueAbril será marcado por boas chuvas em todo o Brasil – Rural...

Abril será marcado por boas chuvas em todo o Brasil – Rural Clima

De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, o mês de abril tende a ser marcado por boas chuvas em todo o Brasil. De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, hoje o tempo deve ser aberto e sem previsão de chuvas em quase todo o país. “A partir de amanhã, porém, pelo fato das águas do Atlântico Norte estarem mais quentes, pode haver chuvas em toda a região Norte. Também neste sábado, uma nova frente fria ingressa e deve levar precipitações para a Bolívia, Paraguai e Rio Grande do Sul. Algumas áreas de São Paulo e do sul de Minas podem ter chuvas ao longo da tarde de amanhã”, detalha.

Na semana que vem, áreas de instabilidade ganham força e devem provocar chuvas sobre o Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas (ainda que irregulares) e sobre o Matopiba. “No Pará deve chover muito, o que prejudica colheita da soja e o transporte dos grãos para os portos de Itaqui e de Santarém”, alerta.

Na terça-feira (4), áreas de instabilidade devem ganhar força, provocando chuvas no Matopiba. Já no sul, uma nova frente fria irá se formar, levando chuvas para a Bolívia, Paraguai, Rio Grande do Sul e norte da Argentina. “Essas chuvas devem se estender para todo o restante do Brasil, beneficiando as lavouras de milho, algodão e feijão. Para a cana e o café, as chuvas podem atrapalhar um pouco a colheita”, informa.

Paraguai pode ter instabilidade e chuvas irregulares amanhã

O meteorologista da Rural Clima, Kauan Casarin, destaca que no Paraguai o tempo deve permanecer estável e com pouca nebulosidade ao longo do dia. A partir de amanhã, uma frente fria que se forma na Argentina deve trazer instabilidade e chuvas irregulares para o Paraguai.

No domingo, o tempo tende a se estabilizar novamente, permanecendo firme também na segunda-feira e terça-feira. “Na quarta-feira, a instabilidade deve voltar a se formar no Paraguai, provocando chuvas na quinta-feira e sexta-feira”, afirma. No final de semana, porém, o tempo tende a firmar novamente no país”, acrescenta.

Kauan comenta que em abril muitas frentes frias devem cruzar sobre Paraguai, trazendo chuvas. “As temperaturas no próximo mês devem ser mais amenas, mas com baixo risco para frio, mesma situação prevista para maio. Os modelos, no entanto, seguem alertando para risco de frio em junho”, conclui.

Acompanhe a Agência Safras no site. Siga também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Autor/Fonte: Arno Baasch  / Agência SAFRAS

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares