Em vídeo divulgado no canal do Youtube Professores Alfredo & Leandro Albrecht, Leandro, professor da UFPR e um dos supervisores do grupo Supra Pesquisa comenta sobre qual o melhor momento para realizar a dessecação para semeadura da soja e qual o melhor manejo em áreas onde ocorreram chuvas recentes.

No vídeo, o professor fala sobre a ocorrência de algumas chuvas nas regiões Sul e Centro Sul do país e espera-se que as chuvas se regularizem, e também comenta sobre o período  de seca chegando a 40 – 45 dias ou mais sem a presença de chuva em algumas regiões.

Já na região Oeste do Paraná onde encontra-se o professor Leandro no vídeo abaixo, é relatada a ocorrência de secas e geadas, onde algumas plantas daninhas “se entregaram” com este processo, e outras estão bem adaptadas e aclimatadas, como é o caso da buva.

O professor recomenda um bom manejo após este período de chuva e sugere esperar uns 2 a 3 dias, no mínimo, para reiniciar os processos de manejo da área, para que ela seja bem dessecada e se possa entrar com a soja no limpo.

Por que 2 dias?

Para que o herbicida pós-emergente seja bem eficiente, a planta tem que ter uma boa sanidade. Por isso deve-se deixar a planta se restabelecer fisiologicamente e aí sim, entrar com um bom dessecante, já fazendo-se o planejamento para uma dessecação sequencial, entrando no aplique plante com um bom pré emergente para segurar os fluxos de sementes que virão, pois já ocorreu frio, as geadas e agora virá a chuva e calor, e assim estas sementes emergirão e se estabelecerão.

Em caso de se realizar uma dessecação mais próxima da semeadura, tenha cuidado com os auxínicos e com o residual de vários produtos hormonais que tem no mercado, pois eles podem afetar a soja, devido a isso é importante o período de espera para minimizar esses efeitos, ressalta o pesquisador.

Muitos produtores na região Oeste do Paraná estão muito ansiosos já para entrarem com a soja. Mesmo sabendo que o mês de sembro está iniciando agora e o vazio sanitário está acabando, o pessoal já vai estar com soja no campo, mas esperem, esperem 2 a 3 dias para a planta se restabelecer e entre com um bom dessecante e elimine as plantas daninhas que existem na sua área e coloquem um bom pré emergente, fazendo o manejo certo do jeito certo e na hora certa”.

Confira o vídeo abaixo: 


Inscreva-se agora no canal dos Professores Alfredo & Leandro Albrechtaqui.



Elaboração: Equipe Mais Soja

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.