A AgBiome, líder no desenvolvimento de produtos biológicos inovadores e a TMG – Tropical Melhoramento e Genética, empresa brasileira de melhoramento genético de soja, algodão e milho, anunciaram hoje uma parceria global de pesquisa e desenvolvimento. O objetivo é descobrir e desenvolver novos modos de ação para o controle do Bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis) através de transgenia.

A parceria irá unir a plataforma de sucesso Genesis da AgBiome com o germoplasma e Programa de Melhoramento de Algodão da TMG para fornecer soluções genéticas aos agricultores em todo o mundo. Com a adoção dessas futuras tecnologias, o número de aplicações de inseticidas para o controle do bicudo pode ser reduzido, impactando muito menos o meio ambiente e, ainda, pode aumentar significativamente a rentabilidade do produtor rural.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de algodão e o segundo maior exportador da fibra, com a TMG presente em 38% das lavouras de algodão do cerrado brasileiro na safra 2019/20. No Brasil e mercados adjacentes, o controle químico é hoje uma das principais formas de manejo do bicudo-do-algodoeiro nas lavouras.

“Nos Estados Unidos, a erradicação do bicudo tem sido bastante bem-sucedida. Internacionalmente e em países como o Brasil, a praga persiste e só é controlada com múltiplas aplicações de produtos químicos. Estamos entusiasmados para começar nosso trabalho com a TMG e esperamos descobrir novas soluções que são tão eficazes quanto as existentes hoje”, destaca Dan Tomso, diretor de Negócios da AgBiome.

Para Francisco Soares, diretor presidente da TMG, a parceria é promissora. “Os recursos e capacidades complementares que a TMG e a AgBiome trazem para esta parceria fornecerão inovações fundamentais para o sucesso futuro dos produtores de algodão”, completa.

Tracy Raines, diretora de Inovação da AgBiome, pontua que parcerias globais são importantes para a missão da empresa de fornecer soluções de proteção de cultivos e aos agricultores em todo o mundo. “Esta colaboração alavanca os pontos fortes de ambas as organizações para desenvolver uma solução para mitigar um problema tão devastador para os produtores de algodão”.

Alexandre Garcia, gerente de Pesquisa da TMG, pontua que a companhia tem uma longa história de fornecimento de soluções genéticas que, ao longo dos anos, vem contribuindo para a demanda mundial por alimentos e fibras de forma sustentável. “Esta nova iniciativa de pesquisa está perfeitamente alinhada com nossa estratégia e mostra o compromisso que ambas as empresas têm em trazer as melhores alternativas para os produtores”, define.

Sobre a TMG

A TMG (Tropical Melhoramento e Genética S/A) é uma empresa independente de melhoramento de soja, algodão e milho com base no Brasil, com instalações de última geração que permitem o desenvolvimento rápido de novas cultivares, adaptadas a diferentes locais do mundo. A TMG está focada em desenvolver soluções genéticas para entregar produtividade e rentabilidade aos agricultores, que contribuam para atender a demanda mundial de grãos e fibras de forma sustentável. No algodão, a empresa desenvolve há 16 anos um programa de melhoramento genético focado nas necessidades dos cotonicultores e também foi pioneira ao lançar cultivares com tolerância à ramulária, principal doença do algodoeiro. Essas inovações levam um número maior de benefícios ao campo e ajudam a reduzir os custos de produção.

Sobre a AgBiome®

AgBiome® faz parceria com o mundo microbiano para melhorar nosso planeta. A AgBiome descobre e desenvolve produtos biológicos e características inovadoras para proteção de culturas. A plataforma de descoberta patenteada GENESIS ™ captura com eficiência diversos micróbios únicos para aplicações relevantes para a agricultura e os analisa com os melhores ensaios da indústria para controle de insetos, doenças e nematoides. Por meio de sua subsidiária comercial, a AgBiome desenvolve e vende soluções próprias de proteção de cultivos. O primeiro deles, Howler®, é um fungicida revolucionário para o controle de doenças em uma ampla variedade de culturas. A AgBiome e a Genective formaram recentemente uma parceria estratégica para estabelecer um novo líder em características de insetos, um mercado com mais de U$ 5 bilhões em oportunidades anuais. A AgBiome tem uma colaboração global de P&D com a Elanco Animal Health Incorporated (NYSE: ELAN), para desenvolver produtos de saúde nutricional para suínos. A subsidiária LifeEDIT ™ da AgBiome implementa sistemas próprios de edição de genoma para tratar doenças genéticas humanas e características de cultivo de alto valor. Para obter mais informações, visitehttp://agbiome.com.

Fonte: TMG

Texto originalmente publicado em:
TMG
Autor: TMG

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.