De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, o mês de agosto deverá ter chuvas mais concentradas na Região Sul. O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos sinaliza que nas demais regiões do Brasil até poderá chover, mas de forma mais irregular.
Para o curto prazo, a expectativa é de retorno das chuvas ao Brasil a partir de hoje, podendo atingir áreas da Fronteira-Oeste e da Campanha do Rio Grande do Sul, por conta da chegada de uma frente fria. “Esse sistema deve avançar e provocar chuvas no final de semana no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraguai, oeste de Mato Grosso do Sul, em boa parte de Rondônia e no leste de Mato Grosso”, sinaliza.
Santos acrescenta que, a partir da próxima semana, essa área de instabilidade deve ganhar força, levando chuvas também ao Paraná, Paraguai e Bolívia. Essa frente fria irá se deslocar para o Atlântico, mas, nas quarta-feira (6), ainda poderá trazer algumas chuvas para São Paulo.
Com relação às temperaturas, Santos informa que, para os próximos 15 dias, o risco de frio mais intenso é limitado no Brasil. “As mínimas serão menores na Região Sul, mas nas demais áreas é a amplitude térmica que irá predominar ao longo dos dias”, conclui.
Fonte: Arno Baasch / Safras News