InícioDestaqueAgrishow 2023: xarvio® torna plataforma FIELD MANAGER mais robusta a cada safra

Agrishow 2023: xarvio® torna plataforma FIELD MANAGER mais robusta a cada safra

  • Aliado da gestão agronômica da lavoura, traz soluções do pré-plantio à pós-colheita
  • O grande lançamento é a solução que indica o momento mais adequado para aplicar fungicidas em milho
  • Mapeamento Digital de Plantas Daninhas passa a atender um novo cultivo
O Timing de Aplicação indica o melhor momento para aplicar fungicida, e oferece precisão acima de 70% sobre a ocorrência de doenças. Foto: BASF

Marca global de soluções digitais da BASF, o xarvio® Digital Farming Solutions estará mais um ano na Agrishow — Feira Internacional de Tecnologia Agrícola, levando aos visitantes novidades e soluções pensadas para tornar o dia a dia do agricultor mais fácil, com otimização de recursos, sustentabilidade, maior para produtividade, de forma simples, prática e direta, do pré-plantio até a pós-colheita.

A plataforma xarvio® FIELD MANAGER leva diariamente ao campo ferramentas baseadas em mapas, que possibilitam uma tomada de decisão agronômica mais estratégica durante toda a safra e retornos positivos que podem aumentar a rentabilidade do negócio agrícola. Na última safra, por exemplo, os mapas de Semeadura em Taxa Variável, trouxeram maior eficiência para o plantio e incremento de produtividade entre 2% e 5% nas culturas de soja, milho e algodão. O Mapeamento Digital de Plantas Daninhas, resultou em uma otimização média de recursos de 61% devido a aplicação localizada de herbicidas.

Para as soluções em Taxa Variável, os mapas de Dessecação (soja e trigo) tiveram como retorno a menor variabilidade de maturação da lavoura e consequente incremento de qualidade na colheita, com otimização média de produto na ordem de 30%, e os mapas para Aplicação de Regulador de Crescimento, além da uniformização da lavoura de algodão e da melhora na qualidade da fibra, os agricultores alcançaram uma otimização média de 25% em produto.

Agora, o xarvio® inova e lança na Agrishow 2023 o Timing de Aplicação, uma solução que vai ajudar na tomada de decisão mais precisa. A novidade já está disponível na plataforma FIELD MANAGER para a cultura de milho. O Timing de Aplicação analisa uma série de dados relevantes para o agricultor, entre eles condições meteorológicas, tolerância e suscetibilidade dos híbridos a doenças, local e data de plantio, manejos anteriores e se há irrigação da área. A recomendação feita pela solução do melhor momento para aplicar fungicida, oferece precisão acima de 70% sobre a ocorrência de doenças, possibilitando uma ação preventiva, e mais de 92% de efetividade sobre o modelo de desenvolvimento e crescimento vegetal da cultura.

Ricardo Arruda, gerente Técnico do xarvio®, explica que muitos agricultores programam a aplicação dos fungicidas, mas nem sempre este agendamento prévio proporciona o melhor resultado no controle das doenças. “Sabemos que o momento certo para aplicar fungicidas na lavoura está entre as dezenas de decisões que o agricultor precisa tomar durante a safra. Em um país tropical como o Brasil, temperatura e umidade são fatores de aumento da presença e severidade de doenças. O Timing de Aplicação vem para ajudar a aplicar fungicidas no melhor momento possível, para proteger o potencial do cultivo. Não vamos mudar o manejo que o agricultor faz e nem indicar qual produto deve ser usado, e sim otimizá-lo, baseado em dados, a fim obter melhores resultados para cada talhão”, afirma Arruda.

Para melhor coleta de dados, a plataforma do xarvio FIELD MANAGER pode ser integrada com estação meteorológica local das marcas Metos Brasil e Arable. Além do cultivo do milho, o time do xarvio trabalha para lançar a solução também para soja e algodão a partir de 2024.

Ampliação de cultivo para o manejo de daninhas

Solução já consolidada do xarvio® FIELD MANAGER, o Mapeamento Digital de Plantas Daninhas, agora também contempla a cultura de cana-de-açúcar. O algoritmo possui a mesma base tecnológica já usada nas lavouras de soja e algodão, porém adaptada para as características agronômicas do novo cultivo. O modelo foi treinado para mapear plantas daninhas desde a área de reforma, passando por plantio, cana soca e chegando às canas já com entrelinhas fechadas.

“As plantas daninhas por competirem diretamente pela luz, água e nutrientes, afetam diretamente a produtividade do canavial, diminuindo de forma considerável e em curto espaço de tempo o TCH (toneladas de cana por hectare). A presença de grandes infestações de plantas no momento da colheita resulta em danos mecânicos, muitas vezes até inviabilizando a atividade, e também impacta na qualidade do produto final em função do alto teor de impurezas vegetais que chegarão à indústria”, finaliza Arruda.

Sobre a BASF Digital Farming GmbH

A BASF Digital Farming está na vanguarda da transformação digital da agricultura, otimizando a produção agrícola. É a marca xarvio® Digital Farming Solutions que oferece produtos digitais baseados em uma plataforma líder de modelagem de cultivos, que oferece consultoria agronômica independente e específica para a zona do campo, possibilitando que os agricultores produzam de maneira mais eficiente e sustentável. Os produtos xarvio® SCOUTING, FIELD MANAGER e HEALTHY FIELDS estão sendo usados por agricultores em mais de 100 países. O xarvio® FIELD MANAGER é usado por 100.000 agricultores (área total de mais de 16 milhões de ha) em 14 países, e o xarvio SCOUTING é usado por mais de 7 milhões de agricultores e consultores. Para obter mais informações, visite xarvio ou qualquer um de nossos canais de mídia social: YouTubeFacebookInstagram e LinkedIn.

Sobre a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF

A agricultura é fundamental para fornecer alimentos saudáveis e acessíveis suficientes para uma população em rápido crescimento, ao mesmo tempo em que reduz os impactos ambientais. Ao trabalhar com parceiros e profissionais agrícolas enquanto integra critérios de sustentabilidade em todas as decisões de negócios, nós ajudamos os agricultores a criarem impactos positivos na agricultura sustentável. É por este motivo que investimos em uma sólida estrutura de R&D, combinando ideias inovadoras e ações práticas no campo. Nosso portfólio inclui sementes e traits especificamente selecionados, soluções químicas e biológicas de proteção de cultivos, soluções para o manejo do solo, saúde vegetal, controle de pragas e ferramentas digitais. Com equipes especializadas em laboratório, campo, escritório e produção, nos esforçamos para encontrar o equilíbrio certo para o sucesso — para agricultores, para a agricultura e para as futuras gerações. Em 2022, nossa divisão gerou vendas de €10.3 bilhões. Para mais informações, visite ou qualquer um de nossos canais nas redes sociais.

Sobre a BASF

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111 mil colaboradores e colaboradoras do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é composto por seis segmentos: Produtos Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 87,3 bilhões em 2022. As ações da BASF são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações no site da BASF.

Fonte: Assessoria de Imprensa BASF



 

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares