Foi aprovada a antecipação do plantio da soja em sete dias para a próxima safra, na região Oeste da Bahia, de acordo com a portaria N° 057 de 25 de julho de 2022, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). De acordo o documento, o início da semeadura está definido, em caráter excepcional, para o dia 1º de outubro de 2022, sendo mantida a data de 31 de dezembro, deste ano, para a conclusão da etapa.

Vale ressaltar que o período do Vazio Sanitário, que já está em vigor, não sofrerá alteração, completando o intervalo mínimo de 90 dias – de 1º de julho a 07 de outubro – regulamentados no parágrafo segundo do Art. 5º da Portaria Nº 306, do Mapa de 13/05/2021. A autorização de plantio em áreas exclusivamente irrigadas, durante o período do vazio sanitário está de acordo com as determinações do Comitê Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (CTR), que analisou a solicitação feita pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e aprovou a antecipação.

Os interessados devem, obrigatoriamente, procurar a Aiba em Barreiras ou realizar a solicitação de maneira virtual, através do link: tinyurl.com/antecipacaop com os documentos necessários para a autorização da antecipação do plantio devidamente preenchidos.

A avaliação e aprovação serão feitas pela Adab. Após a autorização, o produtor poderá planejar o plantio da soja para 1º de outubro, mesma data em que a Adab iniciará o trabalho de fiscalização de todas áreas irrigadas do Oeste da Bahia, uma vez que só poderá haver plantio nas fazendas autorizadas.

Fonte: AIBA

Texto originalmente publicado em:
Aiba
Autor: Foi aprovada a antecipação do plantio da soja em sete dias para a próxima safra, na região Oeste da Bahia, de acordo com a portaria N° 057 de 25 de julho de 2022, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). De acordo o documento, o início da semeadura está definido, em caráter excepcional, para o dia 1º de outubro de 2022, sendo mantida a data de 31 de dezembro, deste ano, para a conclusão da etapa. Vale ressaltar que o período do Vazio Sanitário, que já está em vigor, não sofrerá alteração, completando o intervalo mínimo de 90 dias – de 1º de julho a 07 de outubro – regulamentados no parágrafo segundo do Art. 5º da Portaria Nº 306, do Mapa de 13/05/2021. A autorização de plantio em áreas exclusivamente irrigadas, durante o período do vazio sanitário está de acordo com as determinações do Comitê Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (CTR), que analisou a solicitação feita pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e aprovou a antecipação. Os interessados devem, obrigatoriamente, procurar a Aiba em Barreiras ou realizar a solicitação de maneira virtual, através do link: tinyurl.com/antecipacaop com os documentos necessários para a autorização da antecipação do plantio devidamente preenchidos. A avaliação e aprovação serão feitas pela Adab. Após a autorização, o produtor poderá planejar o plantio da soja para 1º de outubro, mesma data em que a Adab iniciará o trabalho de fiscalização de todas áreas irrigadas do Oeste da Bahia, uma vez que só poderá haver plantio nas fazendas autorizadas.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.