No RS, houve avanço na colheita nas regiões produtoras onde a operação estava lenta devido ao volume de chuvas, como na região Sul, estando a região Central com mais atraso. A produtividade tem sido menor que nas primeiras áreas já colhidas, em razão da menor exposição à radiação solar durante o ciclo, contudo, no geral, o rendimento das lavouras tem sido excelente. Em SC, a colheita das lavouras foi finalizada.
Em TO, as áreas colhidas em Formoso do Araguaia alcançam bons rendimentos, estando o restante das áreas em maturação. No MA, a colheita das lavouras de sequeiro teve avanço significativo, principalmente na região de São Mateus.
Em GO, as últimas lavouras irrigadas por pivôs centrais estão em fase de enchimento de grãos, em boas condições de desenvolvimento. No MT, a colheita avança e a qualidade do grão apresentou uma redução considerável devido ao excesso de chuvas na região. No PR, 95% das lavouras já foram colhidas, restando apenas 5% das áreas implantadas em estágio de maturação.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 28 de abril de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab