No RS, segue a realização dos tratos culturais, bem como o manejo da água de irrigação, que, com boa reserva hídrica, favorece a disponibilidade de água para a manutenção da cultura. A condição geral das lavouras é boa e muitas áreas estão no período de transição para a fase reprodutiva.
Em SC, as lavouras apresentam desenvolvimento satisfatório, favorecidas pela boa disponibilidade hídrica e altas temperaturas. No Norte do estado, a maior parte das áreas encontra-se em enchimento de grãos e maturação. Nas demais regiões, predominam lavouras em final do período vegetativo e início do florescimento. No TO, os produtores realizam os tratos culturais e as precipitações continuam a favorecer o desenvolvimento da cultura.
Em GO, as condições climáticas favorecem o cereal em todos os estádios fenológicos. No MA, segue a colheita nos municípios de Arari e São Mateus. Nas áreas de arroz sequeiro, o plantio foi iniciado no Sul, Centro, Leste e Oeste do estado, com a ocorrência de chuvas. No PA, as lavouras irrigadas chegam ao final da colheita. No PR, foi concluído o plantio irrigado. 87% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo e poucas áreas estão em florescimento e enchimento de grãos. As lavouras estão em boas condições.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 29 de dezembro de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab






