Você sabia que a escolha do herbicida também pode variar em função do sistema de manejo adotado? A presença ou não de palha sobre o solo é um dos principais fatores que podem influenciar na escolha do melhor herbicida para aquele sistema. Isso acontece porque a palha além de agir como uma barreira física, também pode dificultar que o herbicida atinja seu alvo, ou seja, o solo.
Caso o herbicida não consiga ultrapassar a camada de palha em quantidade suficiente, haverá redução na eficácia do produto. Lembre-se que o herbicida precisa atingir o solo e agir sobre o banco de propágulos. Assim, quando há no sistema o fator palha, temos que dar mais atenção a algumas características dos herbicidas como:
- solubilidade em água (Sw);
- volatilização;
- fotodegradação;
- coeficiente de partição octanol-água (Kow).
Produtos que precisam passar pela camada de palha não podem ser fotodegradáveis, ou seja, não devem ser facilmente degradados na presença de luz. Estes, também não podem ser facilmente volatilizados, ou seja, devem possuir baixa pressão de vapor (PV). A pressão de vapor indica o grau de volatilização do herbicida, ou seja, sua tendência em se perder para a atmosfera na forma de gás.
Herbicidas que serão aplicados sobre a palha precisam ter alta solubilidade em água, pois assim serão capazes de atingir o alvo. Além desses fatores, a intensidade e quantidade de chuva que acontece após a aplicação, é a responsável pelo transporte do produto até o solo.
Os herbicidas com menor retenção à palha são aqueles com maior solubilidade em água e menor coeficiente de partição octanol-água (Kow). No geral, herbicidas com alta solubilidade em água apresentam baixo Kow, ou seja, são menos retidos pela palha. Quanto maior o Kow, maior a sorção do produto e consequentemente maior a persistência.
O Kow refere-se à medida da afinidade da molécula pela fase apolar (representada pelo 1-octanol = Lipofilicidade) e polar (representada pela água = Hidrofilicidade). Parece complicado não é mesmo? Mas resumidamente, o Kow é o valor que mostra se aquele herbicida tem maior afinidade pela água ou pelo óleo. Por isso que herbicidas com alto Kow ficam mais retidos pela palha e necessitam de maior teor de água no solo para ficarem disponíveis, pois são menos solúveis.
Conclusão
No texto de hoje vimos como algumas das características dos herbicidas influenciam na hora da aplicação.
Vimos que a solubilidade em água, fotodecomposição, volatilização e o coeficiente octanol-água precisam ser observados para a escolha do melhor herbicida para o sistema com ou sem palha.
No geral, herbicidas aplicados sobre a palha necessitam de alta solubilidade em água, baixa pressão de vapor e baixo coeficiente octanol-água.
Gostou do texto? Tem mais dicas sobre aplicação de herbicidas sobre a palha? Adoraria ver o seu comentário abaixo!
Sobre a Autora: Ana Ligia Girardeli, Sou Engenheira Agrônoma formada na UFSCar. Mestra em Agricultura e Ambiente (UFSCar) e Doutora em Fitotecnia (USP/ESALQ). Atualmente, estou cursando MBA em Agronegócios.