InícioDestaqueBrasil pode contribuir para enfrentar insegurança alimentar e crise climática, diz Fávaro

Brasil pode contribuir para enfrentar insegurança alimentar e crise climática, diz Fávaro

Ao participar da Conferência de Ministros da Agricultura, durante o 15º Fórum Global para Alimentação e Agricultura (GFFA), em Berlim, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reforçou neste sábado (21) a disposição do Brasil em contribuir positivamente com o enfrentamento da insegurança alimentar e da crise climática. Segundo ele, a agricultura é parte da solução e deve se adaptar à nova realidade global.

Conferência de Ministros da Agricultura, durante o 15º Fórum Global para Alimentação e Agricultura (GFFA). Foto: Mapa

“Estamos comprometidos com a intensificação sustentável, a partir da agricultura de baixa emissão de carbono. No Brasil, existem cerca de 40 milhões de hectares de pastagens com produtividade muito baixa, que possuem aptidão para agricultura e devem ser restauradas, viabilizando o aumento da produção sem necessidade de conversão de novas áreas”, disse.

Fávaro também garantiu a continuidade da implementação do Código Florestal no Brasil e destacou a necessidade de fomentar alternativas produtivas sustentáveis, especialmente na Região Amazônica. “Para isso, contamos com o apoio e cooperação da comunidade internacional. Ao contrário de medidas restritivas ao comércio, que vêm sendo implementadas por alguns países, são necessárias iniciativas inclusivas, que busquem fortalecer a produção sustentável de forma equilibrada entre seus aspectos social, econômico e ambiental”.

Outro ponto essencial apontado por Fávaro é a busca por um sistema de comércio internacional agrícola aberto e com regras previsíveis, baseadas na ciência, para garantir a segurança alimentar global e promover o crescimento econômico inclusivo.

A Conferência dos Ministros da Agricultura de Berlim é o principal evento político da GFFA. É a maior reunião mundial de ministros da agricultura e se estabeleceu como um importante evento internacional no início de cada ano. Neste sábado, Fávaro também participou de reunião ministerial sobre sistemas alimentares resilientes ao clima e teve um encontro bilateral com o ministro da Agricultura e Soberania Alimentar da França, Marc Fesneau.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA



Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares