A incidência de doenças pode interferir negativamente no desenvolvimento de uma cultura prejudicando sua produtividade e dependendo da intensidade da infestação pode levar a planta a morte. A ferrugem asiática por exemplo pode causar perda de até 100% da produtividade da soja conforme destacado por FIALLOS (2011). Contudo, o correto manejo fitossanitário das culturas minimiza os danos causados pela incidência de doenças.

Para realizar um manejo adequado é preciso compreender como os mecanismos de ação dos fungicidas funcionam para evitar a perda de eficiência do produto e a resistência das doenças. Em vídeo o Pesquisador Marcelo Madalosso destaca como é dada a ligação das Carboxamidas com as patógenos para o controle da doenças.

As Carboxamidas são Inibidores da enzima Sucinato Desidrogenase e segundo ALVES (2016), juntamente com os Triazóis, Estrubilurinas, Ditiocarbamatos e Isoftalonitrila, são os principais fungicidas utilizados no controle da ferrugem asiática da soja. Contudo, Madalosso destaca a importância do correto manejo fitossanitário, uma vez que o Grupo das Carboxamidas apresente médio – alto risco de resistência para fungos.

Madalosso ainda explica a importante papel que o Core Básico desempenha na estrutura básica da Carboxamida para a ligação com o patógeno e chama atenção para o Repouso Hidrofóbico na estrutura, onde ocorre a mudança em maior parte das Carboxamidas deixando mais evidente os riscos de desenvolver resistência.

Confira o vídeo abaixo com as contribuições do Marcelo Madalosso sobre o tema.


Se inscreva agora no Canal do Madalosso clicando aqui!!!



Referências:

ALVES, V. M. FUNGICIDAS PROTETORES NO MANEJO DA FERRUGEM DA SOJA, PROCESSOS FISIOLÓGICOS E PRODUTIVIDADE DA CULTURA. Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Ciências Agrárias, Programa de pós-graduação em agronomia, 2016.

FIALLOS, F. R. G. A FERRUGEM ASIÁTICA DA SOJA CAUSADA POR Phakopsora pachurhizi Sydow e Sydow. Ciencia y Tecnología. P. 45-60, 2011.

Redação: Maurício Siqueira dos Santos – Eng. Agônomo, equipe Mais Soja.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.