Por T&F Agroeconômica, comentários referentes à 03/06/2025
FECHAMENTOS DO DIA 03/06

O contrato de soja para julho, referência para a safra brasileira, fechou em alta de 0,70%, ou $ 7,25 cents/bushel a $ 1040,75. A cotação de agosto, fechou em alta de 0,68 % ou $ 7,00 cents/bushel a $ 1034,25. O contrato de farelo de soja para julho fechou em alta de 0,20 % ou $ 0,6 ton curta a $ 294,5 e o contrato de óleo de soja para julho fechou em alta de 1,15 % ou $ 0,53/libra-peso a $ 46,81.

ANÁLISE DA ALTA

A soja negociada em Chicago fechou em alta nesta terça-feira. As cotações da oleaginosa conseguiram uma recuperação técnica por compras de oportunidade, tanto do grão como do óleo de soja, que acumularam perdas relevantes na última semana.

A primeira análise do USDA sobre a qualidade das lavoras veio um pouco abaixo do que o esperado pelo mercado, e fortes chuvas no final de semana podem prejudicar o andamento do plantio e a classificação das lavouras nos próximos dias.

NOTÍCIAS IMPORTANTES
EUA-SAFRAS PIORES DO QUE O ESPERADO (altista)

Em seu relatório semanal de ontem, o USDA ponderou que 67% da soja em boas/excelentes condições, abaixo da média de 68% prevista por analistas do setor privado, que usaram uma faixa de variação de 63% a 72%. A agência indicou que o plantio avançou para 84% da área planejada, em comparação com 76% na semana passada; 77% no mesmo período do ano passado; 80% da média das últimas cinco safras; e 86% estimado por traders.

EUA-CONSUMO INTERNO (neutro)

A moagem de soja dos EUA totalizou cerca de 5,5 milhões de toneladas em abril, de acordo com um relatório de ontem do USDA. Isso é modestamente abaixo do volume de março, de 5,6 MT, mas bem acima do comparativo anual de 4,8 MT. A moagem doméstica de canola caiu para 161.022 toneladas em abril, entretanto.

TENSÕES EUA-CHINA (baixista)

O limite para as altas foi imposto pelas tensões comerciais entre os EUA e a China, com acusações sobre a violação da trégua com a Suíça, além da entrada de soja sul-americana no mercado.

COMERCIALIZAÇÃO NA AMÉRICA DO SUL (baixista)

Segundo a corretora Agrinvest, os agricultores brasileiros e argentinos somados já negociaram cerca de 25 milhões de toneladas de soja a mais nesta safra do que a safra passada, no mesmo período. Com este aumento da oferta os prêmios FOB da soja nos portos estão 55 cents/bushel abaixo dos mesmos níveis do ano passado e os do farelo de soja estão 70 cents menores.

Fonte: T&F Agroeconômica



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.