Por T&F Agroeconômica, comentários referentes à 01/07/2025
FECHAMENTOS DO DIA 01/07

O contrato de soja para julho, referência para a safra brasileira, fechou em alta de 0,05%, ou $ 0,50 cents/bushel a $ 1024,75. A cotação de agosto fechou estável, a $ 1029,75. O contrato de farelo de soja para julho fechou em baixa de 0,77% ou $ -2,10/ton curta a $ 269,20 e o contrato de óleo de soja para julho fechou em alta de 2,38% ou $ 1,25/libra-peso a $ 53,76.

ANÁLISE DA ALTA

A soja negociada em Chicago fechou em alta nesta terça-feira. As cotações da oleaginosa fechou quase estável, depois de passar o dia em baixa. O suporte veio da aprovação do pacote fiscal americano que beneficia o uso do biodiesel americano. Com isso as cotações do óleo de soja puxaram os preços da soja, que no dia anterior bateram as mínimas de 10 de abril.

Pesam sobre os preços da soja o bom andamento da safra, com um clima favorável nos próximos dias. O USDA nesta segunda-feira manteve praticamente inalterado as condições das lavouras americanas e apresentou uma área plantada dentro do esperado pelo mercado. Também era previsto um estoque acima do ano anterior, o que foi confirmado pelo relatório trimestral do USDA.

O farelo, no entanto, segue em forte queda, uma vez que o país não consegue dar conta do subproduto gerado no processamento do óleo de soja, que está com forte demanda.

NOTÍCIAS IMPORTANTES
EUA-ALTA DO ÓLEO DEPOIS DA APROVAÇÃO DA EXTENSÃO DA 45Z (altista)

A soja fechou majoritariamente com ganhos muito leves em Chicago, devido à contribuição ascendente do óleo de soja, que foi negociado positivamente hoje (o contrato de agosto somou US$ 22,27 e fechou em US$ 1.182,98 por tonelada) após a aprovação no Senado dos Estados Unidos – por 51 votos a 50, com o vice-presidente J.D. Vance votando a favor – do projeto de lei “grande e bonito”, que estenderá a validade dos créditos tributários de 45Z para biocombustíveis de baixo carbono, como o biodiesel, até 2029.

RESTRIÇÕES A MP QUE VENHAM DE FORA DOS EUA (altista)

Este pacote tributário, que agora deve retornar à Câmara dos Representantes para análise e votação das emendas, também restringe a aplicação desses créditos matérias-primas utilizadas pela indústria de biocombustíveis que venham de fora do bloco México-Estados Unidos-Canadá. Ou seja, o óleo de canola canadense permanece no mercado, mas o óleo de cozinha usado importado da China ou da União Europeia não se qualificará. Vale ressaltar que, graças ao poder de lobby do setor agrícola dos EUA, o biodiesel teve um destino incomparável a outras energias alternativas, como a solar e a eólica, que perderão incentivos financeiros em decorrência deste projeto de lei patrocinado pela Casa Branca.

EUA-ETOQUES MAIORES E BOAS CONDIÇÕES DAS LAVOURAS (BAIXISTA)

Limitando o potencial de valorização da soja, estiveram os maiores estoques americanos relatados ontem pelo USDA em seu relatório trimestral e as atuais condições favoráveis para o desenvolvimento das safras no Centro-Oeste. Além disso, a ausência de compras chinesas de soja 25/26 dos EUA permaneceu um fator de baixa, apesar da trégua entre os dois países em meio à segunda guerra comercial por tarifas.

NÚMEROS DA CONDIÇÃO DAS LAVOURAS (baixista)

Em relação às lavouras, com o plantio agora concluído, o USDA afirmou ontem que a proporção de soja estava em boas/excelentes condições, em 66%, valor abaixo dos 67% registrados no mesmo período em 2024 e da média de 67% prevista pelos produtores do setor privado. A agência acrescentou que 17% das plantas estão florescendo, em comparação com 8% na semana anterior; 18% no mesmo período do ano passado; e a média de 16%. E 3% da soja está formando vagens, em comparação com 3% em 2024 e a
média de 2%.

BRASIL-NOVOS NÚMEROS DE PRODUÇÃO (altista)

No Brasil, a StoneX elevou hoje sua previsão de colheita de soja de 168,25 para 168,75 milhões de toneladas, em comparação com os 169 milhões de toneladas projetados pelo USDA e os 169,61 milhões de toneladas estimados pela Conab.

Fonte: T&F Agroeconômica



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.