FECHAMENTOS: O contrato de soja para maio22, mês de referência para a comercialização da soja brasileira, em grão fechou em queda de 1,02% ou 17,5 cents/bushel a $ 1701,25. A cotação de maio23, que já está sendo negociada no Brasil, fechou em queda menor, de 0,50%, ou $ 7,25 cents/bushel a $ 1440,75. O contrato de farelo de soja fechou em alta de 0,33% ou 1,6/ton curta a $ 486,7 e o contrato de óleo de soja fechou em queda de 2,13% ou 1,62/librapeso a $ 74,35.

CAUSAS DA QUEDA DE HOJE: Tomadas de lucro impuseram quedas, após três sessões de subidas acentuadas. O relatório semanal de exportação nos EUA causou decepção, indicando um volume abaixo do mínimo esperado pelo mercado. Petróleo e óleos vegetais com fraqueza, acrescentou sentimento de baixa.

EXPORTAÇÕES EUA SOJA: O relatório semanal de vendas de exportação do USDA apresentou vendas de soja da safra antiga em 412.213 toneladas em relação à semana encerrada em 17/03. Isso estava abaixo da faixa de estimativas pré-relatório e foi uma queda no ano comercial. Novos negócios de safra da mesma semana chegaram como um cancelamento líquido de 13k T, em comparação com as vendas esperadas entre 300k e 800k T.

EXPORTAÇÕES EUA PRODUTOS: Para os produtos, o USDA relatou que as reservas de óleo de soja foram um cancelamento líquido de 1.986 T, sem vendas relatadas em 22/23. Para o farelo de soja, foram vendidos 302.865 T de acordo com os dados semanais do USDA. Isso foi dividido em 260,7 mil MT para entrega em 21/22 e 42,2 mil T para 23/22.

ARGENTINA: A Bolsa de Cereais de Buenos Aires estima a produção de soja da Argentina em 42 MT, mesmo volume anterior. Seu relatório mencionou que as chuvas do final da temporada fizeram mais para retardar a colheita e a logística do que melhorar as condições.

INDONÉSIA: O Ministro Coordenador de Assuntos Econômicos da Indonésia disse que a mistura de óleo de palma deve atingir 23% até o final de 2025, à medida que o país trabalha em direção ao biodiesel B30. Os mandatos de mistura atuais exigem hoje 11%. O vice-presidente da Associação de Produtores de Biocombustíveis da Indonésia calcula uma extração aproximada de 17% da produção total de óleo de palma para atingir as misturas B30 em 2022.

EUROPA BIODIESEL: A União Europeia também estuda reduções nos mandatórios de mistura de biodiesel. Além do preço alto dos óleos vegetais, as processadoras estão enfrentando falta de gás natural para tocar a operação. O resultado é que o esmagamento está caindo e a necessidade de importação de óleos e de biodiesel está maior. O impacto de uma redução nos mandatórios será a própria redução da demanda por óleos, mas vai acabar reduzindo a produção interna de farelo. A UE é o maior importador de farelo e óleo de soja da América do Sul. Lembrando que nos EUA a pressão para redução dos mandatórios também existe.

Fonte: T&F Agroeconômica



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.