FECHAMENTOS: O contrato de soja para julho22 fechou em nova forte queda de 3,32%% ou $ 54,0 cents/bushel a $ 1572,0. A cotação de maio23, que já está sendo negociada no Brasil, fechou em queda maior, de 5,12%, ou $ 71,75 cents/bushel a $ 1324,75. O contrato de farelo de soja para julho fechou em forte queda de 1,22%, ou $ 5,6/ton curta a $ 454,1 e o contrato de óleo de soja para julho fechou em fortíssima queda de 8,65% ou $ 5,68/libra-peso a $ 60,00.

CAUSAS DA FORTE QUEDA DE HOJE: Bolsas mundiais caem devido às perspectivas de recessão na economia mundial. O mercado prevê menor demanda, principalmente da China. Clima favorável nos EUA, transmitindo calma do lado da oferta. Petróleo com notável ajuste e dólar em alta frente às principais moedas, adicionaram sentimento de baixa. Dados desencorajadores sobre embarques semanais, também pressionaram as cotações.

RELATÓRIO SEMANAL DE EXPORTAÇÕES EUA: O relatório semanal de Inspeções de Exportação do USDA mostrou que 354.987 toneladas de soja foram embarcadas durante a semana encerrada em 30/06. Isso foi uma queda de 120.569 MT semana/semana, mas ficou acima dos 219 mil MT enviados durante a mesma semana do ano passado. O México foi o principal destino da semana com 36% do total. Os embarques de soja MYTD atingiram 51,7 MMT em comparação com 57,6 MMT no mesmo ponto do ano passado.

ESTOQUES CRESCENDO NA CHINA: Os estoques de óleo de soja continuam crescendo, chegando perto de 1 milhão de toneladas, maior estoque na China em mais de um ano. A Sinograin, gestora das reservas anunciou em junho uma rodada de seis leilões de óleo de canola. O ministro da Agricultura da China está esperando safra recorde de oleaginosas. A produção de colza, soja, amendoim e girassol na China pode passar pela primeira vez de 55 milhões de toneladas.

DESCONTO DA SOJA BRASILEIRA: Hoje a soja brasileira tem um desconto de 20 centavos por bushel CFR China para embarque agosto em relação ao Golfo. Para setembro o desconto é de 30 centavos. Em relação ao PNW esse desconto é ainda maior. Isso sem falar no prêmio para a qualidade da soja brasileira. A China ainda tem em seu nome 1,93 milhão de toneladas compradas nos EUA para a temporada 2021-22 e quase 4 milhões se você considerar 50% da posição para desconhecidos, grão que ainda não foi embarcado. A China está embarcando média semanal de 250 mil.

Fonte: T&F Agroeconômica



 

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.