45% das lavouras cultivadas com soja precoce atravessam seu período crítico. Elas já estão enchendo grãos e com reservas de umidade suficientes. Tanto que, mesmo que parasse de chover, a safra poderia passar pelos estágios de definição do rendimento sem sofrer grandes perdas.

65% da soja é avaliada em condições muito boas a excelentes . A soja do leste de Córdoba foi a que mais sentiu falta de água, cerca de 5% do total implantado na região e está em condições regulares, uma diminuição no potencial de produção não é descartada pelos especialistas, pois a falta de água deixou os lotes com menos nós por planta.

Já para as plantas de soja tardias, sem chuvas e com o trigo consumindo as reservas totais de água, as possibilidades da colheita pareciam perdidas. Mas com as chuvas que continuam a visitar a região toda semana, a mudança de cenário é total e agora, quando vistas, parecem ter o desenvolvimento vegetativo da primeira. Um pequeno número de lotes avançados no centro sul de Santa Fe já está começando a florescer (R1) em muito bom estado.

Chuvas: nos primeiros 15 dias a região já atinge os recordes mensais de janeiro

A média histórica das chuvas mostra que em janeiro geralmente chove entre 100 e 150 mm. Mas a primeira quinzena de janeiro acabou e, em muitos lugares, os níveis excedem os 150 mm . É o caso de Bell Ville que já acumulou 168 mm ou Maria Teresa , com 151,2 mm e Lincoln 148 mm .

De fato, calculando a média das chuvas acumuladas nesses quinze dias das 36 estações meteorológicas da GEA, o resultado é de 110 mm . A recuperação dos níveis de água no solo já é um fato, e até núcleos de excesso de água começam a ser visualizados na região . E as chuvas continuam, as previsões já anunciam um novo evento para a próxima segunda e terça-feira.



Fonte: Adaptado de Bolsa de Comércio de Rosário

Texto originalmente publicado em:
Bolsa de Comércio de Rosário - BCR
Autor: BCR

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.